Cuiabá, domingo, 05/05/2024
10:30:41
informe o texto

Notícias / Política

27/06/2022 às 07:30

Lula deverá ser maior adversário de Mauro Mendes em Mato Grosso

Candidato da Federação Brasil da Esperança deve polarizar disputa contra governador

Jardel P. Arruda

Lula deverá ser maior adversário de Mauro Mendes em Mato Grosso

Foto: Ricardo Stuckert

Faltando 20 dias para o início das convenções em Mato Grosso, o cenário que se desenha para disputa de governo do Estado é de relativa tranquilidade ao projeto de reeleição do governador Mauro Mendes (União). Entretanto, pelo menos um adversário político deve se apresentar de forma competitiva e ele saíra da Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), impulsionado pelo presidenciável do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Se for confirmada a aliança entre Mauro Mendes (União), o senador e pré-candidato à reeleição Wellington Fagundes (PL) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), o candidato da federação de esquerda deve polarizar o debate político, trazendo para nível local a discussão nacional de bolsonaristas contra lulistas.

“O candidato da federação será a própria representação de Lula em Mato Grosso. Levar o nome do Lula vai potencializar nossa candidata”, diz, em off, um dos membros da comissão que está articulando as candidaturas da Federação Brasil da Esperança.

A provável escolhida para carregar o nome de Lula em Mato Grosso é a professora Maria Lúcia Cavalli Neder, ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso. A expectativa dos membros da filiação é que ela seja puxada pelo ex-presidente graças à polarização eleitoral e consiga multiplicar exponencialmente os 172.259 votos que recebeu em 2018, quando foi candidata ao Senado.

Naquele eleição, no entanto, Maria Lúcia sofreu o efeito do "fenômeno Bolsonaro”, quando o atual presidente surgiu como candidato “outsider” de direita e antipetista, em um cenário no qual os partidos de esquerda tiveram um dos piores resultados desde a redemocratização do país. Agora a expectativa é que aconteça o inverso.

Contudo, a presença de apenas dois candidatos competitivos aponta para uma eleição que deve ser resolvida ainda no primeiro turno, como é tradição em Mato Grosso. Nesse caso, o desafio é conseguir “virar o jogo” a tempo, pois o entendimento é que Mauro Mendes está com “o bonde na rua” desde o começo do ano.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet