Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
13:43:03
informe o texto

Notícias / Política

28/06/2022 às 12:00

Neri Geller abre diálogo com família Pinheiro para forjar aliança ao Senado

Márcia Pinheiro era favorita para ser candidata da Federação, mas aproximação do progressista

Jardel P. Arruda

Neri Geller abre diálogo com família Pinheiro para forjar aliança ao Senado

Foto: Felipe Lima

O pré-candidato ao Senado deputado federal Neri Geller (PP) abriu diálogo com a  também pré-candidata à senatória Márcia Pinheiro (PV), primeira-dama de Cuiabá, e com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), para tentar alinhar uma aliança na eleição de 2022. 

Márcia era favorita a ser oficializada como candidata da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), mas uma aproximação do Progressistas - que poderia trazer com ele o PSD e setores do MDB para ampliar o arco de aliança pró-Lula em Mato Grosso - fez com que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), presidente da federação, solicitasse a ampliação do diálogo.

O deputado Neri Geller iniciou a aproximação via Brasília, quando recebeu uma visita de Gleisi. Contudo, ele quer "amarrar todas as pontas" para garantir união de todos os envolvidos, sem gerar traumas e rachas. Ele possui bom trânsito com Emanuel Pinheiro e quer mantê-lo como aliado.

Inicialmente, fontes do PV mandaram um recado para Neri: não abrem mão da candidatura de Márcia Pinheiro. Eles analisam que ela está consolidada e tem uma expectativa eleitoral superior à do deputado progressista por ser possível uma associação dela com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

De acordo com eles, vincular a imagem de Márcia com a de Lula deve garantir a ela, de início, cerca de 15% das intenções de votos, valor nunca alcançado por Neri nas pesquisas até o momento. Já o progressista teria dificuldade, na análise deles, nessa associação de imagem por fazer parte de uma sigla muito ligada ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Contudo, Neri Geller foi ministro da Agricultura durante a gestão da presidenta Dilma Rousseff (PT), entre 2014 e 2015, além de ter ocupado cargo de secretário-executivo da mesma pasta por vários anos da administração petista. Além disso, o empresário Eraí Scheffer (PP), um dos principais apoiadores de Neri, foi importante apoiador de Lula e Dilma em Mato Grosso e mantém uma boa relação com o Partido dos Trabalhadores em Brasília.

Tendo esse contexto em mente, é possível afirmar que o deputado progressista poderia trazer consigo apoio significativo para ampliar a capilaridade do presidente Lula em Mato Grosso, principalmente no setor do agronegócio, reduzindo a vantagem de Jair Bolsonaro no estado. 

Decisão passa por Lula

O presidente do PT em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco, já deixou claro que a decisão final será do próprio ex-presidente Lula. De acordo com ele, a principal meta da Federação Brasil da Esperança é eleger o presidente, se possível no primeiro turno.

“Nós não vamos nos precipitar, porque o projeto maior é a eleição do Lula. Quem vai dizer não para o Lula? Até porque essa é a prioridade”, disse o parlamentar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet