Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
15:45:59
informe o texto

Notícias / Política

30/06/2022 às 17:05

Base do MDB passa a defender candidatura própria e indica nome de Percival para a disputa

Entre as lideranças que defendem que Percival encabece uma chapa visando a corrida rumo ao comando do Palácio Paiaguás estão o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o advogado Francisco Faiad, presidente do MDB em Cuiabá

Kamila Arruda

Base do MDB passa a defender candidatura própria e indica nome de Percival para a disputa

Foto: Reprodução

Ao que parece o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) está rachado no que diz respeito à eleição majoritária ao governo do Estado. Enquanto os caciques da agremiação defendem a continuidade da aliança com o governador Mauro Mendes (União), os correligionários tentam emplacar a ideia de candidatura própria.

O nome defendido é do ex-prefeito de Rondonópolis Percival Muniz (MDB). Além da experiência política, já que exerceu cargos tanto de Legislativo como de Executivo, o emedebista não teria resistência de nenhum correligionário e é considerado pela base um nome fácil de ser viabilizado.

Entre as lideranças que defendem que Percival encabece uma chapa visando a corrida rumo ao comando do Palácio Paiaguás estão o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o advogado Francisco Faiad, presidente do MDB em Cuiabá.

Para o jurista, o partido precisa assumir o protagonismo nessa eleição e não ficar na sombra de outros candidatos. “O que vemos hoje é uma mudança no tabuleiro político de Mato Grosso e o MDB é um partido que tem história e não pode ficar de coadjuvante enquanto outros traçam os caminhos futuros do nosso estado”, disse.

Curiosamente, a tese de candidatura própria passou a ser enfatizada no MDB após o deputado federal Neri Geller (PP) procurar o apoio do grupo de esquerda. A medida é reflexo da aproximação de Mendes com o senador Wellington Fagundes (PL), que irá disputar a reeleição em outubro.

Ao que tudo indica, o governador deve escolher Fagundes para figurar como candidato a senador em sua chapa, a fim de assegurar também o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Diante disso, Geller está buscando espaço para viabilizar sua candidatura ao Senado junto a federação Brasil da Esperança (PT,PV e PcdoB), através da Executiva Nacional do PT.

Isso pode viabilizar uma candidatura própria do MDB ao governo, pois apesar de integrar a base de sustentação de Mendes, o MDB já fechou apoio à pré-candidatura de Geller ao Senado, e promete manter essa aliança até o fim, mesmo que o progressista não encare a disputa na chapa do governador à reeleição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet