Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
21:04:08
informe o texto

Notícias / Política

15/07/2022 às 14:41

Neri confirma rompimento com Mendes e afirma que esquerda trabalha 3 nomes ao Governo

Assunto foi debatido durante reunião realizada na noite dessa quinta-feira (14), na casa do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB)

Kamila Arruda

Neri confirma rompimento com Mendes e afirma que esquerda trabalha 3 nomes ao Governo

Foto: Reprodução

O deputado federal Neri Geller (PP) confirma rompimento com o governador Mauro Mendes (União), e garante que o Progressistas (PP) e o Partido Social Democrático (PSD) irão apoiar a candidatura do grupo de esquerda ao Governo do Estado. Eles estão trabalhando três nomes para enfrentar o governador Mauro Mendes (União) nas urnas em outubro deste ano.

Trata-se da ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Lucia Cavalli (PCdoB); do ex-prefeito de Rondonópolis Percival Muniz (MDB); e do senador Carlos Fávaro (PSD).

O assunto foi debatido durante reunião realizada na noite dessa quinta-feira (14), na casa do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB). “Nós consolidamos um projeto de candidatura ao Senado, com a primeira-dama de Cuiabá como primeira suplente. Consolidamos também o projeto de Lula e Alckmin, que é um projeto nacional que vamos trabalhar aqui, e começamos a alinhar a questão do Governo, sim”, garantiu Neri, em entrevista exclusiva ao Leiagora.

A fim de fortalecer o projeto eleitoral majoritário e aumentar o arco de alianças, algumas tarefas foram dividias. O chefe do Executivo municipal, por exemplo, ficou incumbido de trazer o MDB para o grupo, e trabalhar essa questão de candidatura majoritária ao lado de Fávaro.

Neri, por sua vez, busca ainda o apoio do PSB e do PDT. “Começamos a alinhar essa questão do Governo, mas essa discussão ficou mais para o Fávaro e Emanuel, e nesses próximos dias começaremos a andar mais com isso”, completou o parlamentar.

Essa é a primeira vez que ele admite que rompeu com Mendes, e que irá apoiar um projeto alternativo para o Governo do Estado. O congressista, inclusive, rebateu o senador em exercício Fábio Garcia, presidente do União Brasil no Estado, que insinuou que ele teria traído a base governista ao se aliar com a esquerda e fechar aliança com o prefeito da Capital.

Leia também - Ele escolheu o lado dele, diz Garcia sobre aliança de Neri com prefeito e Federação

“Todos sabem que se teve alguém que ajudou o Governo, sabem quem foi e quem é. As declarações do Fabinho demonstram que o governador já tinha escolhido por caminhar com o PL, com o Wellington. Dentro dessa conjuntura, eu escolhi um caminho mesmo, eu tinha que escolher um caminho, será que eu ia ficar até o dia 02 de agosto para definir e ele falar: ‘olha aqui não vai ter lugar para você e tchau'?", disse.

O deputado ainda faz questão de deixar claro que deixou o grupo liderado pelo governador pelas atitudes do próprio chefe do Executivo estadual.

“Nós fizemos um encaminhamento lá atrás, de alinhamento, no primeiro dia do mandato do governador Mauro Mendes, ajudamos como poucos e ajudamos até o final. Não deu certo, eu respeito. Agora, dizer que eu saí para outro lado, não, essa pecha em mim não pega. Quem fez eu sair não foi o nosso grupo que deu sustentação até esses dias”, disparou.

Diante disso, ele optou por se aliar à federação e ao grupo de esquerda. “Óbvio que eu vou procurar uma composição que me viabilizasse, e essa composição passa por uma discussão aqui na Capital e onde eu possa exercer a liderança como candidato à majoritária. Eu não vou poder ir à reboque de ninguém, tenho que ter uma postura de liderança para exercer essa candidatura e ir para essa disputa eleitoral”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet