Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:42:08
informe o texto

Notícias / Política

26/07/2022 às 12:48

Prefeitura de VG inicia a construção de duas novas estações de tratamento de água

Uma das estações será construída com recursos próprios, por meio de financiamento da Caixa Econômica, e outra com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e contrapartida do Município.

Leiagora

Prefeitura de VG inicia a construção de duas novas estações de tratamento de água

Foto: Secom / VG

A prefeitura de Várzea Grande iniciou a construção de duas novas Estações de Tratamento de Água (ETA) no município. A primeira será construída na região do bairro 7 de Maio, com capacidade de produção de 125 litros de água por segundo e 10,8 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção é de até 08 meses.
 
A ETA do 7 de Maio terá capacidade para atender ao menos 70 mil pessoas e incrementará o Sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões dos bairros Primavera, Vitória Régia, Costa Verde e Capão do Pequi.
 
A segunda é a ETA Barra do Pari, localizada na região do Chapéu do Sol. Essa estação terá capacidade de tratar 250 litros de água por segundo e 21,6 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção é de até 11 meses. Ela será construída na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e do Loteamento Parque das Águas. Depois de pronta, atenderá 140 mil pessoas.
 
A ETA Barra do Pari incrementará o chamado Sistema 2, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Mateus e São Simão.
 
Sobre a tecnologia das novas estações elas serão do tipo convencional. Terão como operações unitárias as etapas de coagulação, que é quando é adicionamos o produto químico; a floculação onde ocorre a aglomeração das sujidades; e decantação, que é o processo de separação da sujidade por gravidade, seguido da filtração, desinfecção e fluoretação.
 
Uma novidade serão os projetos elétricos das ETAs, que foram concebidos para otimização do consumo de energia, sendo elas equipadas com inversores de frequência para acionamento e regulação da vazão de captação. “Um dos principais compromissos que assumi com a população várzea-grandense durante a campanha eleitoral de 2020 foi de resolver o problema do abastecimento de água na cidade. Com essas duas novas Estações, avançaremos para mitigar esse problema em até 90%”, ponderou o prefeito Kalil Baracat.
 
As duas novas estações, somadas à ETA do Cristo Rei inaugurada em dezembro de 2021, produzirão juntas 60 milhões de água por dia ou 1 bilhão e 800 milhões de litros por mês. Água suficiente para atender cada um dos moradores de Várzea Grande com mais de 120 litros por dia, volume considerado essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender as pessoas com água de qualidade.
 
Uma das estações será construída com recursos próprios, por meio de financiamento da Caixa Econômica, e outra com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e contrapartida do Município.
 

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet