Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:24:59
informe o texto

Notícias / Política

26/07/2022 às 16:02

Edna alega sofrer perseguição política por Cattani após pedido de cassação

A vereadora foi condenada em primeira instancia após ter acusado Gilberto Cattani por homofobia

Paulo Henrique Fanaia

Edna alega sofrer perseguição política por Cattani após pedido de cassação

Foto: Assessoria

A vereadora de Cuiabá Edna Sampaio (PT) alega estar sendo perseguida politicamente pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), em razão das causas progressistas que apoia, como o combate ao fascismo e à LGBTfobia. Ele pediu a cassação do mandato da parlamentar por suposta quebra de decoro parlamentar, pois ela o chamou de homofóbico por publicações feitas em redes sociais.

Em maio do ano passado, Cattani, em referência à frase “ser gay não é uma escolha, ser homofóbico é”, que foi amplamente divulgada por ativistas da causa LGBTQIA+, no dia internacional contra a homofobia, publicou na ferramenta stories de sua conta no Instagram, a frase “ser homofóbico é uma escolha, ser gay também”. Edna, em resposta, o acusou de ter cometido crime de homofobia.


O deputado foi alvo de críticas de diversas entidades do estado e Edna Sampaio realizou algumas postagens acusando o bolsonarista de homofobia. Cattani entrou na justiça contra a vereadora e teve decisão favorável em primeira instância. Em dezembro passado, Edna foi condenada civilmente a pagar uma multa no valor de R$ 3 mil. 

Ele também fez uma representação na Câmara de Vereadores pedindo a cassação do mandato dela, 
em junho do ano passado.

Na tarde dessa segunda-feira (25), o deputado se reuniu com o presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná (MDB), para cobrar o andamento do pedido de cassação do mandato da petista. 
 
Em nota oficial publicada na manhã desta terça (26), Edna diz que recebe com tranquilidade o pedido de cassação e que não há nenhum fundamento legal para que ele prospere. A vereadora alega que está recorrendo da decisão que a condenou e que também jamais foi condenada criminalmente em relação ao caso.
 
Ao final, a vereadora denuncia uma perseguição política contra seu mandato que defende causas contra o racismo, combate ao fascismo e LGBTfobia.
 
Confira a nota:

A respeito representação feita pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) contra a vereadora Edna Sampaio (PT) no Conselho de Ética da Câmara Municipal, a assessoria jurídica da vereadora informa que:

1. A vereadora recebe com tranquilidade a notícia sobre o pedido de cassação, que já era de seu conhecimento e de sua assessoria jurídica, pois não há fundamento legal para a cassação de seu mandato;

2. Há decisão judicial de natureza cível em favor do sujeito, porém está impugnada, por ser inconstitucional; 

3. A vereadora jamais foi condenada criminalmente, em nenhuma ocasião da vida, muito menos em relação ao deputado;

4. A vereadora denuncia a perseguição política de que tem sido alvo devido às suas posições políticas progressistas, de combate ao fascismo, à LGBTfobia, ao racismo e a todo tipo de violência;

5. O deputado procura utilizar-se exclusivamente de sua ideologia para tentar cassar o mandato da primeira mulher negra democraticamente eleita nesta capital e isso é violência política;

6. Repudiamos a banalização feita pelo deputado ao voto popular que elegeu a vereadora Edna Sampaio;

7. Repudiamos a violência política racial e de gênero.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet