Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
06:52:03
informe o texto

Notícias / Geral

10/09/2022 às 08:33

Programação da Independência, concurso na saúde e atos pró-Bolsonaro são destaques na semana

Fique por dentro das matérias do Leiagora mais acessadas pelos internautas

Gabriella Arantes

O feriado do Bicentenário da Independência, comemorado na última quarta-feira (7), foi marcado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que foram às ruas para demonstrar apoio ao capitão, que disputa a reeleição. Do outro lado, grupos diretamente ligados à esquerda também se manifestaram durante o 7 de setembro com o 28º Grito dos/as Excluídos/as. Trata-se de um movimento realizado anualmente, o qual visa promover uma reflexão referente ao processo de construção do Brasil Popular.
 
Para matar a saudade dos mato-grossenses, o Dia da Independência do Brasil voltou a ser comemorado com desfile cívico-militar, após dois anos da pandemia da covid-19. Já em Sinop, a cidade que é considerada uma das mais bolsonaristas de Mato Grosso, praticamente parou com os atos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, nos 200 anos da Independência do Brasil. 

Mas além disso, a ausência do governador Mauro Mendes nos atos de apoio ao presidente e no desfile cívico-militar também chamaram a atenção, além do edital para o concurso da Saúde. 
 
Não conseguiu acompanhar as notícias da semana? O Leiagora separou as 10 mais lidas para você ficar por dentro.
 
1 - Carreata bolsonarista e Grito dos Excluídos marcam atos no feriado da Independência na Capital

Além do já tradicional desfile cívico-militar, o feriado de 7 de setembro foi marcado por manifestações ligados à grupos políticos da direita e também da esquerda. Isto porque, os bolsonaristas mato-grossenses se organizam para uma grande carretada em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O evento foi organizado pelo grupo “Direita de Mato Grosso”.
 
2 - Independência volta a ser comemorada com desfile cívico-militar em Mato Grosso
 
Após dois anos da pandemia da covid-19, o Dia da Independência do Brasil (7 de setembro) volta a ser comemorado com desfile cívico-militar em Mato Grosso. A programação se iniciou às 7h de quarta-feira (7), com o Hino Nacional Brasileiro, seguido da revista à tropa formada.
 
3 - Sinop para em atos pró-Bolsonaro

Os 200 anos da Independência do Brasil em Sinop foi marcado por atos pró-Bolsonaro. A agenda começou desde cedo, às 8h, na Praça da Bíblia, onde ocorrerá uma concentração já com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já para à tarde, a partir das 14h foi realizada uma carreata com caminhoneiros, motos e carros de passeio.
 
3 - Vídeo | Centenas de pessoas acompanharam o desfile cívico-militar em Cuiabá

O tradicional desfile cívico-militar marcou o início da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil em Mato Grosso. Após dois anos sem o evento por conta da pandemia da covid-19, os cuiabanos acordaram cedo na quarta-feira (7) e lotaram a avenida Getúlio Vargas para acompanhar a solenidade. 

4 - Bolsonaro libera caminhões na Esplanada para o 7 de Setembro

A poucas horas dos atos de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, o acesso de caminhões na via foi liberado, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pela CNN.
 
5 - Veja o que abre e fecha em Cuiabá neste feriado da Independência do Brasil

Em virtude do Dia da Independência do Brasil, celebrado na quarta-feira (7),  não haverá expediente nas secretarias e órgãos da Prefeitura de Cuiabá. As atividades retornam normalmente na quinta-feira (8).
 
6 - Vídeo | Ciclista verde-amarelo no desfile

Um ciclista com seu veículo paramentado com a bandeiras do Brasil e adesivos de apoio ao presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), invadiu a Avenida Getúlio Vargas, região da Praça Santos Dumont, na área reservada para o desfile cívico-militar do Dia da Independência do Brasil, na manhã de quarta-feira (7).
 
7 - Questões familiares 

O governador de Mato Grosso e candidato à reeleição, Mauro Mendes (União), não participará de atos públicos e políticos neste Dia da Independência do Brasil. Para representá-lo, participou do ato o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

8 - Fotos e vídeos | 'Mar de carros' toma conta das ruas de Cuiabá em ato pró-Bolsonaro
 
A carreata em apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em Cuiabá, reuniu 20 mil pessoas, segundo os organizadores, que compõem o grupo Direita Mato Grosso. Os veículos, que partiram da Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA, por volta das 15h40, e que estão chegando na Praça 8 de Abril (Praça do Choppão), às 17h desta quarta-feira (7), formaram um congestionamento de 7 quilômetros.
 
9 - Prefeitura confirma concurso na saúde; edital deve ser publicado ainda este mês
 
O edital do concurso público para a contratação de profissionais da Saúde pela Prefeitura de Cuiabá deve ser publicado ainda este mês. A informação é do procurador-geral adjunto, Alisson Akerley, que afirma que o certame estava empacado por conta de uma mudança na legislação, aprovada pela Câmara de Vereadores recentemente.
 
10 - Vídeo | Bolsonaro discursa na Esplanada: 'Mal não voltará à cena do crime'
 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na quarta-feira (7), que a “vontade do povo” se fará presente no primeiro turno das eleições, marcado para o próximo 2 de outubro. 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet