Cuiabá, domingo, 05/05/2024
08:25:07
informe o texto

Notícias / Política

25/09/2022 às 17:42

PL de João Batista visa aumentar a reserva de unidades habitacionais para idosos de baixa renda

O parlamentar argumenta que a margem atual de 3% não atende a população idosa de Mato Grosso

Paulo Henrique Fanaia

PL de João Batista visa aumentar a reserva de unidades habitacionais para idosos de baixa renda

Foto: JL Siqueira

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um projeto de lei que visa garantir a reserva de pelo menos 5% das unidades habitacionais residenciais para atendimentos às pessoas idosas de baixa renda. De autoria do deputado estadual João Batista (PP), o Projeto de Lei nº 51/2022 altera o Estatuto da Pessoa Idosa do Estado de Mato Grosso (Lei Complementar nº 131/2003).
 
De acordo com o parlamentar, atualmente o Estatuto do Idoso de Mato Grosso prevê a reserva der 3% das unidades habitacionais. Portanto, o PL proposto irá aumentar essa faixa e conceder uma vida digna para a população estadual.
 
“Tal percentual é insuficiente para atender a demanda da população carente com mais de 60 anos, que nessa fase da vida merece obter condições digna de moradia, adaptada as suas necessidades diárias, que garanta segurança e independência”, diz trecho da justificativa do projeto.
 
Segundo o progressista, a cada ano aumenta o número de idosos no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que, em 2019, existiam mais de 32 milhões e 900 mil pessoas com mais de 60 anos. Já um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demostra que, nos próximos anos, a população brasileira irá envelhecer de forma constante e acelerada.
 
O PL foi proposto em julho deste ano e atualmente encontra-se aguardando relatório do Núcleo das Comissões Temporárias da Assembleia Legislativa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet