Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:08:53
informe o texto

Notícias / Polícia

28/09/2022 às 09:45

Vídeo | Operação apreende eletrônicos e material de fake news contra governador

Pessoa investigada trabalha com marketing e teve a casa alvo de busca em bairro nobre de Rondonópolis

Leiagora

Vídeo | Operação apreende eletrônicos e material de fake news contra governador

Foto: Polícia Federal de Mato Grosso

Uma operação apreendeu equipamentos eletrônicos e material de fake news na manhã desta quarta-feira (28), em Rondonópolis. Segundo a Polícia Federal e a Polícia Civil, a operação Misinform cumpriu mandado de busca e apreensão contra uma pessoa investigada por espalhar conteúdos falsos contra o governador Mauro Mendes (União), candidato à reeleição, e a família dele.

O mandado foi cumprido pela equipe da Polícia Federal em Rondonópolis, com apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Civil.

Durante o cumprimento das buscas, realizadas por policiais civis e federais em uma residência em Rondonópolis, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, chips de telefonia móvel, cartões de memória, notebooks e material de fake news, como vídeos.




Três pessoas foram conduzidas de forma espontânea e serão ouvidas em Rondonópolis. 

O alvo do mandado de busca e apreensão, deferido pela Justiça Eleitoral em Rondonópolis, reside em um bairro nobre da cidade. Na casa foram encontrados diversos materiais direcionados à propagação de fake news contra Mendes.

Essa pessoa trabalha justamente com a divulgação de material de marketing para políticos e empresas, especialmente por meio do aplicativo WhatsApp.

Misinform significa desinformação em grego.

A propagação de notícias falsas configura crimes de calúnia e difamação eleitoral.

O mandado de busca e apreensão cumprido pela PF foi expedido pelo Juiz da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, após análise de representação oriunda da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos de Cuiabá/MT, que noticiou que duas pessoas estariam veiculando Fake News por meio de números telefônicos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet