Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
19:17:35
informe o texto

Notícias / Entrevista da Semana

23/10/2022 às 08:01

Fabio Tardin: De gari ao deputado estadual mais votado da história de Várzea Grande

O parlamentar chega na AL com foco em levar recursos para VG e, apesar de desviar do assunto quando é Mesa Diretora, não descarta a possibilidade

Jardel P. Arruda

Há 10 anos, Várzea Grande não tem um representante na Assembleia  Legislativa morador do município, mas isso vai mudar a partir de 2023, quando o vereador Fábio Tardin (PSB) deixará o cargo municipal para assumir uma vaga de deputado estadual. 

Com 29.709 votos, ele foi o segundo mais votado dentro do Partido Socialista Brasileiro e o parlamentar estadual mais votado da história de Várzea Grande, onde obteve 18.818 votos, a frente de nomes tradicionais como Eduardo Botelho (União), o qual obteve 12.612, e o ex-prefeito Júlio Campos (União), com 9.138 votos.

Mas a história de Tardin começa em Juscimeira, onde nasceu e começou a trabalhar desde a infância vendendo rosquinhas em postos de combustíveis para sustentar a mãe e os irmãos. Foi só depois de ouvir muitas histórias sobre a “Cidade Industrial”, pelos caminhoneiros, que ele convenceu a família a se mudar.

Já em Várzea Grande, começou a trabalhar, ainda adolescente, como gari, profissão que exerceu por 8 anos. Destacou-se como liderança entre os profissionais ao cobrar melhores condições profissionais para esses trabalhadores.

Depois, foi assessor do ex-vereador Chico Curvo, até se desligar temporariamente da política para entrar no ramo empresarial. Foi somente após um padre o aconselhar a ser candidato a vereador para lutar pelos garis que Fábio Tardin decidiu ser candidato pela primeira vez, em 2016, e já conseguiu a 4ª maior votação.

Já no segundo biênio do primeiro mandato, tornou-se presidente da Câmara. Em 2020, foi reeleito como vereador mais votado de Várzea Grande e também foi reconduzido à presidência da Casa de Leis. A ascensão meteórica continua com a vitória para deputado estadual agora em 2022. 

E o Leiagora conversou com o futuro deputado para saber o que esperar dele na Assembelia. 


Leiagora - Fábio, você conquistou a segunda vaga do PSB, a qual também era disputada por alguns nomes de destaque, como Eugenio e Beto Dois a Um. A maioria colocava você em disputa pela quarta vaga contra o vereador Roni Magnani, presidente da Câmara de Rondonópolis, Valdeniria, vereadora de Cáceres. Como você se sente ao conseguir essa vitória em uma chapa tão competitiva? A que se deve esse sucesso?

Fabio Tardin - Foi uma grande disputa no PSB, mas bem saudável. Nossa campanha foi baseada simplesmente em contar nossa história e nossas propostas sem atacar os outros candidatos. Fomos bem avaliados com 29.709 votos. Sinto-me muito honrado em ser eleito e poder representar meu estado. Honrarei cada voto recebido com muito trabalho e dedicação como forma de agradecimento. 
 
Leiagora -  Você é presidente da Câmara de Várzea Grande e continua nessa posição até ser diplomado deputado estadual. Tem alguma coisa que pretende fazer nestes últimos meses na Câmara Municipal?


Fabio Tardin Quando assumi a Presidência da Câmara pela primeira vez, ela estava muito debilitada financeiramente. Quitei todas as dívidas e ainda deixei recursos em caixa para o próximo gestor, que acabou sendo eu novamente. Hoje, a minha missão é deixar a Câmara ainda melhor para o futuro presidente, o vereador Pedrinho.  Inclusive, estamos realizando um concurso público o qual não ocorria há 28 anos. 

Na nossa gestão, também criamos diversos programas para aproximar a população do Poder Legislativo como: Aluno-Vereador (o aluno faz um projeto de lei que posteriormente se torna lei municipal); Poder Legislativo In loco (servidores da Câmara vão até os bairros e trazem demandas as quais viram indicações: tapa-buraco, problema de iluminação pública), entre outros programas.

Leiagora - Quais são as principais bandeiras que você quer encampar na Assembleia Legislativa?


Fabio Tardin -  Não tenho uma bandeira específica, pois estarei lá para representar toda população de Mato Grosso, principalmente aqueles que depositaram o voto de confiança em mim. Tenho que pensar no bem da nossa população, por isso fui eleito.  Votarei projetos de todos os assuntos e votarei pensando na população em geral. 

Leiagora - Várzea Grande tinha apenas Botelho como deputado, apesar de ser um grande colégio eleitoral e, durante a campanha, você chegou a dizer que nem mesmo ele era representante legítimo da Cidade Industrial. Como podemos esperar uma atuação sua em prol de Várzea Grande na ALMT?


Fabio Tardin -  Fomos o mais votado da história de Várzea Grande com 18.818 votos. A vitória ocorreu de forma natural. Eu me surpreendi realmente com a votação de Várzea Grande, pois acreditava que seria em torno de 15 a 16 mil votos.  Acredito que a população reconheceu o trabalho que fiz como vereador, como também reconheceu a necessidade de ter um representante na Assembleia, pois Várzea Grande não tem um deputado há 12 anos, por isso parou no tempo em questão de desenvolvimento. 

Felizmente, a população de Várzea Grande entendeu o recado e votou em pessoas que moram aqui, no máximo, em representantes da baixada cuiabana.  Tenho que reconhecer que o deputado Botelho foi um dos poucos que enviou recursos para Várzea Grande, porém ele não mora aqui. Eu quero o bem de Várzea Grande e junto com o deputado Botelho, Júlio Campos, Juca do Guaraná e demais que foram eleitos com boa votação do nosso município. 

Na Câmara Municipal, sou o líder de projetos de leis. Na Assembleia, vou continuar no mesmo ritmo. Tentarei emplacar algumas leis municipais de nossa autoria que deram mais do que certo em Várzea Grande. Claro, que também haverá novas ideias que surgirão com o nosso mandato. 

Várzea Grande, por exemplo, será o principal alvo dos recursos os quais destinarei por meio das emendas parlamentares, principalmente na questão da água, pavimentação asfáltica de alguns bairros, construção de IML, Delegacia 24h, rodoviária, entre outros. 

Eu também não posso esquecer dos outros municípios que fui bem avaliado: Nossa Senhora do Livramento, Cuiabá, Juscimeira, Juara, entre outros. 

Leiagora - Você considera que Várzea Grande foi deixada de lado pelos deputados estaduais nas legislaturas passadas?

Fabio Tardin - Deixar de lado é um termo muito forte. Acredito que Várzea Grande deixou de ser uma das prioridades, mesmo sendo o segundo maior município em termos de extensão e de população. Claro, que um dos motivos era a grande quantidade de deputados do interior e consecutivamente os recursos e maioria das obras seriam destinados para lá por conta da representatividade política. Várzea Grande ficou muito tempo carente de uma voz para cobrar dos governadores recursos para diversos setores fundamentais para o nosso município.


Leiagora -  Qual será a sua prioridade na Assembleia Legislativa?

Fabio Tardin A prioridade é trabalhar. Durante a campanha, percorri quase 90 municípios de Mato Grosso e durante o mandato quero percorrer os 141 municípios. Quero mostrar trabalho por todo o estado. 

Leiagora - Você é presidente da Câmara de VG, tem experiência como Mesa Diretora. Tem expectativa de ocupar algum cargo na Mesa Diretora na ALMT?

Fabio Tardin Ainda é muito cedo para dizer se um dia assumirei a presidência da Assembleia ou algum cargo na Mesa, pois cheguei agora. O futuro pertence somente a Deus. Não posso dizer que dessa água não beberei. 


Leiagora - Quer deixar uma mensagem para todos seus eleitores?

Fabio Tardin - Só tenho que agradecer a cada voto depositado no Fabinho. Com muito empenho e dedicação, trabalharei para buscar o melhor para todos vocês. Durante a nossa campanha, visitamos quase 90 municípios e ouvimos cada pedido, não esquecerei de nenhum de vocês. Agradeço também a toda equipe de campanha que desempenhou um papel fundamental. Obrigado a todos que me recebeu em sua casa e ouviu a minha história de vida, os meus trabalhos realizados como vereador e as minhas propostas como deputado. Obrigado também às pessoas que foram em nossas reuniões, mesmo aqueles que não votarem em mim, mas que estiveram presentes ouvindo as nossas propostas. 

Vamos trabalhar por todos e buscaremos construir um estado ainda melhor.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet