Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:38:49
informe o texto

Notícias / Eleições

25/10/2022 às 11:28

Plenário do TCE-MT reconduz Alisson Alencar ao cargo de procurador-geral de contas

Ele ficará à frente do MPC pelo próximo biênio 2023/2024, e reforça o seu compromisso com a população do estado

Leiagora

Plenário do TCE-MT reconduz Alisson Alencar ao cargo de procurador-geral de contas

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Por unanimidade, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, foi reconduzido ao cargo após votação realizada pelo Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) na sessão ordinária desta terça-feira (25).

Ele ficará à frente do MPC pelo próximo biênio 2023/2024, e reforça o seu compromisso com a população do estado. “São votos que muito me orgulham, primeiro porque representarei, por mais dois anos, esta instituição que integra o Tribunal de Contas de Mato Grosso, e também porque estarei representando três brilhantes membros MPC, que tem total conhecimento e expertise para estar aqui”, afirmou o procurador após ser eleito.   

A sua atuação foi reconhecida pelo presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. “Parabenizo e rogo que continue fazendo, como lhe é trivial, um excelente trabalho frente à procuradoria-geral do Ministério Público de Contas desta instituição. Que continue sendo eficaz, eficiente e efetivo no exercício de suas funções”, pontuou.   

Alencar salientou ainda o papel da Corte de Contas no aprimoramento da gestão pública. “Faço um compromisso com este Tribunal e com a sociedade, com energia renovada para fortalecer um trabalho que resultará na entrega de qualidade de vida a mais de três milhões de pessoas. Trabalhei arduamente e espero, ao final de dois anos, apresentar resultados ainda melhores a Mato Grosso”, disse.  

Alisson Alencar foi procurador-geral de Contas no biênio 2011/2012, procurador-geral substituto na gestão de 2017/2018 e retornou ao comando do MPC nos biênios de 2019/2020 e 2021/2022.  Natural de Teresina, Piauí, foi aprovado no concurso de provas e títulos para o MPC em 2009.   

Além de bacharel em Direito, tem duas pós-graduações pela UFPI, mestrado em Administração Pública pela FGV/RJ e doutorado em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo FADISP e Universidade de Salamanca/Espanha (dupla titulação). Atuou como Advogado da União e docente em cursos de graduação e pós-graduação em Direito.
 
O MPC 

 
Em Mato Grosso, o Ministério Público de Contas foi implantado em janeiro de 2009. É composto por quatro Procuradores de Contas aprovados em concurso público de provas e títulos, sob a chefia do procurador-geral de Contas.

Trata-se de um Ministério Público Especial que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado. Um órgão permanente incumbido da defesa, fiscalização e controle externo contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial, essencial às funções da administração pública do estado e municípios de Mato Grosso. 
 
O MPC-MT atua em todos os processos que tramitam perante o Tribunal de Contas, na fiscalização financeira, orçamentária e patrimonial da administração pública do estado de Mato Grosso e de seus 141 municípios.

 
Assessoria TCE
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet