Cuiabá, sábado, 11/05/2024
02:00:00
informe o texto

Notícias / Eleições

26/10/2022 às 13:02

Barranco lamenta cancelamento de sessão na AL: Parlamento é para discutir ideias

Sessão foi suspensa para evitar embate entre bolsonaristas e petistas

Da Redação - Jardel P. Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) lamentou o cancelamento da sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (26), devido ao receio da maioria dos parlamentares de a ocasião ser usada como palco político para uma disputa entre quem apoia à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) ou a eleição do ex-presidente Lula (PT), quatro dias antes do pleito.

“Parlamento é para isso, para debatermos as ideias. Nós, tanto eu quanto Lúdio, não tínhamos dado início a usar o Parlamento como palco político, mas à medida em que a todo momento eles passaram a utilizar e com uma moção de repúdio absurda contra a Justiça Brasileira, não tinha como não se manifestar. Por isso essa fala um pouco mais intensa, mas eu acho que seria bom. Daria até mais ibope, mais audiência, né? No dia da eleição”, disse Barranco, na manhã desta quarta-feira, nos corredores do Legislativo estadual.

Barraco e Lúdio discutiram com o deputado bolsonarista Gilberto Cattani (PL), na sessão da última quarta (19). Na ocasião, o parlamentar do PL apresentou moção de repúdio contra as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a Joven Pan, a qual ele considerou como censura prévia.

Leia também - Temendo debate entre bolsonaristas e petistas, AL cancela sessão desta quarta

“A pior coisa que existe é a censura e estamos vendo isso. Tivemos o cerceamento de direito de expressão de uma emissora de televisão e não podemos aceitar tal coisa. A Jovem Pan foi cerceada do direito de falar e de usar algumas palavras como ex-presidiário para citar uma pessoa que passou quase dois anos preso. Está sendo tirado de nós o direito de liberdade”, disse Cattani na tribuna.

Devido ao receio de repetir a discussão, o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, convocou uma reunião com parlamentares para votar o cancelamento da sessão legislativa. “A última sessão já teve um embate muito duro entre os defensores do candidato do PT e do Bolsonaro, e nessa sessão estão previstos novos pedidos de moção repúdio e iria ter uma nova briga e poderia ser pior. Decidimos suspender a sessão e semana que vem voltaremos”, explicou Botelho.

Segundo ele, a decisão foi tomada pelo colegiado. “O que sei é que são três moções de repúdio, mas não sei sobre o que especificamente. Isso ia dar muita briga. Coloquei no grupo de WhatsApp dos deputados e a maioria definiu por cancelar a sessão”, explicou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet