Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:56:59
informe o texto

Notícias / Judiciário

05/11/2022 às 16:05

Justiça rejeita ação contra Magazine Luiza por trainee exclusivo para negros

O processo gerou um racha na Defensoria Pública da União (DPU)

Leiagora

Justiça rejeita ação contra Magazine Luiza por trainee exclusivo para negros

Foto: Divulgação

A Justiça do Trabalho rejeitou a ação movida pelo defensor público federal Jovino Bento Júnior contra a rede Magazine Luiza por seu programa de trainee exclusivo para pessoas negras. Cabe recurso.

O processo gerou um racha na Defensoria Pública da União (DPU). Quando a ação foi proposta, em outubro de 2020, o comando do órgão divulgou um comunicado em defesa de políticas afirmativas do poder público e da iniciativa privada. A DPU disse que os defensores têm independência para trabalhar, mas pregou o "incentivo" às cotas "como forma de reduzir vulnerabilidades".

A ação atribui o programa de trainee a uma estratégia de "marketing de lacração" e afirma que haveria "imensa desproporção" entre o bônus da política de cota e o "ônus" aos demais trabalhadores. Também argumentou que a medida prejudicaria outros grupos minoritários, como indígenas. O defensor pediu que a empresa fosse condenada a pagar R$ 10 milhões de indenização por danos morais coletivos.

O Magazine Luiza, por sua vez, alega que o programa foi lançado para aumentar a participação de jovens negros nos cargos de liderança da empresa.

A juíza Laura Ramos Morais, substituta na 15.ª Vara do Trabalho de Brasília, citou o racismo estrutural no Brasil e disse que as ações afirmativas servem superar desigualdades históricas. Também concluiu que não há qualquer discriminação no processo seletivo exclusivo para negros.

"É incontroverso que o Brasil prevê a possibilidade de adoção das ações afirmativas, tanto pelo poder público, quanto pela iniciativa privada, com o propósito de promover condições equitativas para a igualdade de oportunidades, inclusão e progresso para pessoas ou grupos sujeitos ao racismo, à discriminação racial e formas correlatas de intolerância. Sendo certo, também, que tais medidas ou políticas não serão consideradas discriminatórias", diz um trecho da decisão.

 
Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet