Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:01:27
informe o texto

Notícias / Judiciário

01/12/2022 às 14:39

Representação por irregularidade em contratações temporárias pela Prefeitura de Tapurah é julgada procedente

MP de Contas apontou a realização de contratações temporárias nos exercícios de 2017 e 2018 sem a comprovação da necessidade excepcional

Leiagora

Representação por irregularidade em contratações temporárias pela Prefeitura de Tapurah é julgada procedente

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

O Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) julgou procedente representação de natureza interna proposta pelo Ministério Público de Contas (MPC), em desfavor da Prefeitura de Tapurah, por irregularidade no preenchimento de cargos por meio de contratação temporária.

O processo, sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, foi apreciado na sessão ordinária da terça-feira (29). Nos autos, o MP de Contas apontou a realização de contratações temporárias nos exercícios de 2017 e 2018 sem a comprovação da necessidade excepcional.

Em seu voto, o relator apontou ter restado comprovado nos autos que as contratações, realizadas anualmente para preenchimento de cargos das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, ocorreram em substituição a servidores essenciais e permanentes da administração pública, não preenchendo, portanto, a excepcionalidade exigida para contratação temporária.

“Além disso, essa conduta ocorre de forma reiterada e excessiva, o que contraria a regra de realização de concurso público prevista na Constituição Federal. Restou verificado ainda que a contratação temporária de servidores relacionada à Educação e Saúde perdura até o presente ano, evidenciando que a problemática ultrapassa as gestões”, argumentou.

O conselheiro ponderou, contudo, que o ex-gestor buscou regularizar a situação, realizando concurso público para contratação de profissionais de apoio à nutrição infantil, dentre outros cargos.

Em razão dessas circunstâncias, manteve a irregularidade sem imputação de multa, por entender ser suficiente a expedição de recomendação à atual gestão para que realize contratações temporárias somente mediante comprovação de necessidade temporária e excepcional de interesse público, bem como que, de acordo com o orçamento, busque efetuar o concurso para provimento de cargos de necessidade permanente da administração pública.

Sendo assim, votou pela procedência da representação de natureza interna, ante a permanência da irregularidade, com as recomendações. Seu posicionamento foi seguido por unanimidade.


 
TCE
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet