Cuiabá, segunda-feira, 22/07/2024
20:12:06
informe o texto

Notícias / Eleições

07/12/2022 às 18:12

Moraes afasta prefeito de MT por participar de manifestações

O gestor ficará afastado por 60 dias e será alvo de uma investigação pela Justiça de Mato Grosso

Leiagora

Moraes afasta prefeito de MT por participar de manifestações

Foto: Divulgação / STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afastou do cargo o prefeito de Tapurah (430km de Cuiabá), Carlos Alberto Capeletti (PSD), por apoio às manifestações por transparência das eleições presidenciais. A decisão, desta quarta-feira (7), determina que o vice-prefeito deve assumir o comando do município.

No documento, Moraes ressaltou que o prefeito de Tapurah foi uma das lideranças políticas "que fomentam e encorajam o engajamento em atos de distúrbio social", "mediante discursos de incentivo à vinda de caminhões para Brasília, com a inequívoca intenção de subverter a ordem democrática".

Capeletti teria gravado um vídeo convocando para as manifestações, segundo o Ministério Público de Mato Grosso. No segundo turno, ele chegou a anunciar a realização do sorteio de um carro 0km, caso o município desse a maior votação proporcional do estado a Bolsonaro. O sorteio foi barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o prefeito precisou se retratar.

Ele ficará afastado por 60 dias e será alvo de uma investigação pelo procurador-geral de Justiça do Mato Grosso. Moraes também determinou a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil aos proprietários de veículos que participaram dos protestos.

"Determinar a indisponibilidade dos veículos utilizados na prática de atos antidemocráticos, a começar pelos 177 veículos identificados pelo Ministério Público do Estado do Mato Grosso, com o competente registro desse gravame junto ao órgão de trânsito local", escreveu Moraes.

 
Com informações do site Gazeta do Povo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet