Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:12:29
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/12/2022 às 07:25

Nova presidente do TJ fala em achincalhamento da Justiça e necessidade de resgatar a confiança

Clarice Claudino foi empossa nessa segunda juntamente com desembargadora Maria Erotides Kneip como vice-presidente e o desembargador Juvenal Pereira da Silva,

Katiana Pereira

Nova presidente do TJ fala em achincalhamento da Justiça e necessidade de resgatar a confiança

Foto: Lucas Figueiredo

A desembargadora Clarice Claudino da Silva tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso nesta segunda-feira (19), em cerimônia realizada no plenário 1. Juntamente com a desembargadora Maria Erotides Kneip como vice-presidente; e o desembargador Juvenal Pereira da Silva, como corregedor-geral da Justiça, o trio de magistrados irá assumir a administração do Poder Judiciário de Mato Grosso no biênio 2023/2024.

Em seu discurso, a nova presidente do TJMT  disse que vai atuar especialmente no sentido de fortalecer as bases do Poder Judiciário, ao avaliar que a instituição está desacreditada. “Está havendo um verdadeiro achincalhamento da Justiça, que é a última tábua de salvação a que a sociedade se agarra para proteger seus direitos em meio à tempestade de incertezas em que vivemos”.

A desembargadora conclamou todos os magistrados a promoverem um trabalho, em conjunto para restabelecermos a confiança no Judiciário. “E cada Tribunal tem o papel de se esforçar em humanizar as relações sociais, de forma a reverberar na sociedade local – e, porque não dizer, na população nacional – o sentimento de justiça e proteção”, disse em discurso.

A nova presidente do TJMT, disse que tem consciência que está se propondo ao maior desafio de sua vida profissional, destacando a necessidade em se promover uma Justiça humanizada e moderna, com uso de tecnologias. 

“Aqueles que me conhecem sabem do meu entusiasmo e do meu empenho na disseminação da cultura da pacificação social, por meio da implantação de políticas públicas e, também, da construção de soluções adequadas por meio do diálogo, da amorosidade e da compreensão do ser humano em sua integralidade”. 

O Poder Executivo e o Legislativo também foram citados no discurso. “A integração e a mútua colaboração entre o Poder Judiciário e os poderes Executivo e Legislativo são essenciais para o fortalecimento da paz social que tanto almejamos”. 

Clarice Claudino disse ainda que é preciso resgatar o sentimento de humanidade e citou o desembargador João Antônio Neto, em sua obra prima “Ode à Justiça”: “A Justiça é a esperança em forma pura de amor, no equilíbrio da balança, é uma rosa, é uma flor”.

A posse foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas o governador Mauro Mendes (União), o procurador geral de Justiça José Antonio Borges, a advogada Gisela Cardoso tomou posse como nova presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Mato Grosso (OAB-MT), além de outros. 


Desembargadora Maria Erotides Kneip - vice-presidente; desembargadora Clarice Claudino da Silva - presidente; desembargador Juvenal Pereira da Silva - corregedor-geral da Justiça.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet