Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
21:27:31
informe o texto

Notícias / Judiciário

06/01/2023 às 11:08

Ministra afirma que TJ não tem competência para decretar intervenção

Segundo ela, o regimento interno do Tribunal de Justiça do Estado não prevê a possibilidade de liminar para determinar a intervenção estadual em município

Kamila Arruda

Ministra afirma que TJ não tem competência para decretar intervenção

Foto: Reprodução

Ao suspender a liminar que decretou intervenção estadual na Saúde da Capital, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), criticou a decisão do Judiciário de Mato Grosso, que retirou o setor do comando do município.

Segundo ela, o regimento interno do Tribunal de Justiça do Estado não prevê a possibilidade de liminar para determinar a intervenção estadual em município.

"Mesmo que se possa invocar o poder geral de cautela conferido aos magistrados, em face dos princípios constitucionais incidentes, especialmente, a autonomia municipal e a não intervenção, não se revela apropriado o deferimento de medida extrema de forma monocrática e provisória (vez que condicionada sua manutenção à ratificação do órgão colegiado)", disse Maria Thereza em sua decisão.

Leia também - STJ acolhe recurso e suspende intervenção estadual na Saúde de Cuiabá


Diante disso, a ministra concluiu haver "desproporcionalidade e falta de razoabilidade em face dos riscos a que se sujeitarão a ordem e a saúde públicas do município de Cuiabá se mantidos os efeitos da decisão aqui contestada".

A presidente do STJ suspendeu a liminar na manhã desta sexta-feira (6). Maria Thereza acolheu um recurso impetrado pela Prefeitura de Cuiabá e devolveu a Saúde para o comando do município.

A intervenção estadual na Saúde de Cuiabá foi decretada em 28 de dezembro passado, pelo desembargador Orlando Perri.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Kkk cuiabano 06/01/2023 às 00:00

    Quem sabe? Quem está certo? Como fica o povo está sem atendimento médico e os poderes brincando com a sorte do povo.

 
Sitevip Internet