Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:13:06
informe o texto

Notícias / Judiciário

10/01/2023 às 19:01

MP apresenta novos fatos sobre caos na Saúde e Perri dá 5 dias para Emanuel se manifestar

O aditamento do MP foi feito no processo que pede a intervenção na saúde de Cuiabá, que está suspensa até que o Órgão Especial do TJMT analise o pedido

Eduarda Fernandes

MP apresenta novos fatos sobre caos na Saúde e Perri dá 5 dias para Emanuel se manifestar

Foto: TJMT

O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), deu prazo de cinco dias para que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se manifeste sobre um pedido de aditamento feito pelo Ministério Público estadual na Representação que pede a intervenção estadual na Saúde da Capital. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (9).

Conforme o despacho, nesse mesmo dia, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, propôs aditamento à representação, para ampliar o escopo do Pedido de Intervenção.

"Conferindo seguimento a Representação Interventiva, o Ministério Público de Mato Grosso apresentou, em 08 de novembro de 2022, aditamento a inicial, com o fito de se incluir como fundamento nesta ação interventiva o atraso no pagamento dos salários e demais verbas alimentícias e, ainda, quanto à falta de medicamentos e insumos básicos nas unidades de terapia intensiva e unidades de pronto atendimento da Capital”, diz trecho do pedido. 

Além disso, o MP cita ainda a precariedade do fornecimento de medicamentos à população cuiabana, que se traduzem em graves e relevantes consequências fáticas e jurídicas, levantadas durante a intervenção. 

Borges pediu ainda “pela fiel observância do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, requisitando de informações ao Prefeito Municipal de Cuiabá, concedendo-lhe o prazo improrrogável de 05 (cinco) dias para prestá-las, nos termos do artigo 143, do citado Regimento Interno”.

Diante do pedido, o desembargador determinou a intimação da Prefeitura de Cuiabá para que, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), possa se manifestar sobre pedido de aditamento no prazo de cinco dias.

Após analisar a resposta de Emanuel, Perri poderá ou não pedir à presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, que o Órgão Especial do Tribunal seja convocado para uma sessão extraordinária para apreciar o pedido de intervenção na saúde de Cuiabá. A próxima sessão ordinária está marcada apenas para o próximo dia 9 de fevereiro.

Isso, porque a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que determinou a suspensão da intervenção, também decidiu que o Órgão Especial do TJMT dê a palavra final sobre a intervenção na Saúde de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet