Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:43:13
informe o texto

Notícias / Política

26/01/2023 às 12:21

Mesmo preso, Borgato respondia como membro do Conselho de Educação de MT

A exoneração foi assinada pelo governador Mauro Mendes (União) e publicada no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (26)

Kamila Arruda

Mesmo preso, Borgato respondia como membro do Conselho de Educação de MT

Foto: Secom-MT

Após nove meses preso, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Nilton Borgato, foi exonerado do Conselho de Educação de Mato Grosso. O ex-gestor é acusado de tráfico internacional de drogas.

A exoneração foi assinada pelo governador Mauro Mendes (União) e publicada no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (26). Ele figurava como membro da Câmara Profissional e de Educação Superior.

Borgato representava a Secretaria de Ciência e Tecnologia no Conselho. Ele deixou a pasta, contudo, em março do ano passado, pois pretendia disputar a eleição para deputado federal.

O ex-secretário foi preso pela Polícia Federal em abril do ano passado no âmbito da Operação Descobrimento.

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador (BA) para abastecimento.

Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave. O avião pertence a uma empresa em que o lobista Rowles Magalhães era sócio.

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet