Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:48:57
informe o texto

Notícias / Política

01/02/2023 às 09:27

Sindicalista acusa SMS de não pagar verbas indenizatórias e ameaça greve

Dejamir Soares relata uma série de reuniões com o secretário de saúde de Cuiabá e afirma que categoria está sem receber verbas salarias desde junho de 2022

Paulo Henrique Fanaia

Sindicalista acusa SMS de não pagar verbas indenizatórias e ameaça greve

Foto: Luiz Alves

O tesoureiro do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT), Dejamir Soares, acusa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá de não realizar os pagamentos de verbas indenizatórias da categoria, referente aos meses de junho até dezembro de 2022.

Segundo o sindicalista, em janeiro deste ano foi feita uma reunião com o secretário de saúde Guilherme Salomão que garantiu o pagamento dos acertos rescisórios, plantões extras, férias e prêmio saúde. Contudo, mesmo com o que foi acordado, o pagamento não foi feito, o que faz com que os enfermeiros avaliem iniciar um estado de greve.
 
“Me calei por uma semana aguardando um pronunciamento da Secretaria de Saúde Municipal na pessoa de seu secretário Dr. Guilherme Salomão. Ele havia me dado uma data de pagamento, repassei esse cronograma de pagamento, com autorização dele, que seria pago o mês de junho, agosto e setembro, acerto rescisório e férias. Foi feito pagamento de plantões extras. O mês de junho ficou de ser pago na semana passada, a alegação é que estavam fazendo a auditoria de 780 processos manualmente. A secretaria tinha garantido que o dinheiro estava em caixa e assim que fizesse a auditoria, faria o pagamento. Auditoria foi feita e o pagamento não”, diz Dejamir em um vídeo gravado por celular e que circula nas redes sociais desde a noite de terça-feira (31).
 
Em três vídeos gravados em três datas distintas, Dejamir relata uma série de reuniões com o secretário Guilherme Salomão e com responsáveis pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública.

De acordo com o primeiro vídeo, no dia 18 de janeiro o secretário garantiu que os acertos rescisórios de junho, julho, agosto e setembro de 2022 seriam pagos até o dia 20 do referido mês. Em relação aos acertos rescisórios e férias de setembro, outubro e novembro de 2022, a promessa é que sejam pagos até o sexto dia útil de fevereiro. Na mesma data ficou acordado que serão pagos os prêmios saúde de dezembro, janeiro e fevereiro de 2022 e 2023.
 
No segundo vídeo gravado por Dejamir, em 20 de janeiro, o tesoureiro do Sinpen relata mais uma reunião com membros da SMS. Segundo ele, foi combinado que seriam pagos os adicionais noturnos de dezembro e que naquele mês [janeiro] havia pago apenas o mês de novembro por não haver dinheiro em caixa.
 
No terceiro vídeo, gravado nessa terça, Dejamir afirma que ligou por várias vezes no setor de Recurso Humanos da SMS e que por lá foi informado que não havia dinheiro para realizar o pagamento dos salários.
 
“Liguei no Recursos Humanos e pessoas do RH disseram que não tinha dinheiro para fazer o pagamento, disseram que tinha sumido o pagamento, acabou o dinheiro. Ficou uma situação chata porque todos os dias eu mandei: ‘Bom dia secretário, alguma novidade?’; ‘Boa tarde’; ‘Boa noite’. Todo dia da semana e ele [Guilherme Salomão] não responde, não visualiza. Entendemos que isso é uma orientação que vem de cima, do prefeito. Eu vi colegas que não receberam o pagamento, não receberam mês de julho conforme combinado. Saiu pagamento do salário, mas não pagaram adicional noturno das policlínicas, da UPA, pessoal do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e São Benedito não receberam pagamento das férias. Ninguém tem previsão de quando vai ser tirada as férias de dezembro e janeiro”, diz o sindicalista.
 
Ao final da gravação, Dejamir garante que a categoria irá aguardar até o dia 8 de fevereiro, sexto dia útil do mês. Caso as verbas salariais não sejam quitadas, os enfermeiros devem convocar uma assembleia para deliberar sobre uma possível paralisação.
 
O Leiagora entrou em contato com a Secretaria Municipal de saúde de Cuiabá que informou, sem dar muitos detalhes, que os pagamentos rescisórios dos meses de junho, agosto e setembro de 2022 foram realizados, bem como os pagamentos do adicional noturno de novembro.

De acordo com a secretaria, na próxima semana serão realizados os
acertos rescisórios de julho, outubro, novembro e dezembro, bem como o pagamento do Prêmio Saúde. A nota ainda afirma que os pagamentos destas rescisões não estavam previstos no orçamento para 2022, por isso não puderam ser realizados dentro do mês correto.

Confira a nota na íntegra: 


Em relação aos pagamentos, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa:
-Foram realizados os pagamentos rescisórios dos meses de junho, agosto e setembro de 2022;
-Também foram realizados os pagamentos do adicional noturno de novembro, para quem ainda não havia recebido e os de dezembro (no total de 1006 servidores);
-A SMS na próxima semana realizará o pagamento dos acertos rescisórios de julho, outubro, novembro e dezembro, bem como o pagamento do Prêmio Saúde;
-Vale ressaltar que o pagamentos destas rescisões não estavam previstos no orçamento para 2022, por isso não puderam ser realizados dentro do mês correto;
-Em relação aos holerites, assim que o setor de Recursos Humanos faz o processamento da folha de pagamento, automaticamente o sistema gera holerite. Ele não é utilizado para prestação de contas ao TCE.

 
Matéria atualizada com a nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde às 11h06 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rose 01/02/2023 às 00:00

    Sou agente de saúde e não recebi um terço de férias desde outubro algo errado tem e ninguém investiga já estou acreditando que não temos justiça e 2 prêmio tbem merecemos pelo menos receber que e nosso direito gestão humanizada onde está essa mentira

 
Sitevip Internet