Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:39:16
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/02/2023 às 17:58

Empresário visitam MT para conhecer potencialidades da industrialização do algodão

Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) deu apoio ao Tour da Fibra ao Fio, ação realizada pela Prefeiturade Campo Verde

Leiagora

Empresário visitam MT para conhecer potencialidades da industrialização do algodão

Foto: Assessoria

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) recepcionou empresários de todo país em Cuiabá, na última sexta-feira (3), e também acompanhou uma série de visitas no sábado (4) no município de Campo Verde, com o objetivo de mostrar as potencialidades da cadeia produtiva do algodão em Mato Grosso.

A ação engloba o “Tour da Fibra ao Fio”, realizada pela Prefeitura de Campo Verde, com intuito de atrair investidores e indústrias para o estado, o que, consequentemente, acaba gerando emprego e riqueza. Cerca de 50 pessoas do setor têxtil e da malharia das regiões sul, sudeste e nordeste participaram das atividades.

Na sede da Ampa, durante jantar na sexta-feira (3), o vice-presidente da associação, Orcival Gouveia Guimarães, destacou os benefícios de se produzir em MT. “É um estado de grande potencial. Aqui é o lugar certo em recursos e em incentivos para a cadeia produtiva do algodão”. 

O governador Mauro Mendes (UB) pontuou a capacidade produtiva estadual. “Nossas commodities são referências. Temos a capacidade de dobrar a produção sem abrir novas áreas, temos solo abundante, infraestrutura e logística. Muita coisa boa está acontecendo. O governo investiu 19,6% de sua receita corrente. Nenhum estado fez isso no Brasil”.

Ampa em destaque 

No sábado (4), a Ampa participou do tour na cidade de Campo Verde com os empresários, sendo que palestras e visita a uma indústria de fiação fizeram parte do roteiro. O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também fez uma explanação das ações do Estado no setor.

O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes (UB), que é um dos grandes responsáveis pela ação, destacou que a cidade é um dos principais pólos têxteis do país. “A Ampa tem sido importante em diversas ações ligadas à cadeia do algodão. Não só para o ambiente de produção, mas também para essa nova fase de verticalização, tão importante para Mato Grosso e Brasil”.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Henrique Soares, também pontuou o papel agregador da Ampa. “Foram várias mãos para a gente construir esse cenário de vantagens para quem quiser investir aqui. A Ampa é muito importante porque desenvolve um trabalho de agregação. Ela promove o produtor de algodão dentro da cadeia produtiva e essa é uma mensagem que a Prefeitura de Campo Verde tem levado para o mercado”.

Mesmo a distância, o presidente da Ampa Erai Maggi Scheffer destacou que “o sucesso do encontro demonstra a força do algodão nas pessoas e a fusão de todo o setor, deste a produção até a indústria, junto com governos estaduais e municipais – todos unidos”.

Também participaram do tour Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa); Sérgio Benevides, representando a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e a deputada federal, Coronel Fernanda (PL).

 
Assessoria Ampa
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet