Cuiabá, sábado, 27/04/2024
19:14:09
informe o texto

Notícias / Política

15/02/2023 às 08:00

Expectativa é que bloco governista cresça e controle comissões na ALMT

Base governista deverá indicar dois dos cinco membros de cada comissão parlamentar

Jardel P. Arruda

Expectativa é que bloco governista cresça e controle comissões na ALMT

Foto: JL Siqueira / ALMT

Após a prorrogação do prazo para formação dos blocos parlamentares, a expectativa é que a base governista confirme a ampliação o bloco de sete para pelo menos nove membros, nesta quarta-feira (15). 

Com isso, a base governista deverá indicar dois dos cinco membros de cada comissão parlamentar e, dessa forma, ter controle sobre maior parte da pauta na Assembleia Legislativa em 2022.

O prazo inicial da construção dos blocos parlamentares era quinta-feira passada, mas foi prorrogado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União), a pedido do colega de Parlamento Dilmar Dal'Bosco (União), líder do governo, que trabalhou neste período uma possível ampliação do bloco governista.

Leia também - Governistas ganham prazo para tentar formar ‘blocão’ e ter duas indicações nas comissões

As articulações emperraram nos diálogos prévios, mas podem ter sofrido mudanças drásticas nas últimas 24 horas.

Atualmente, o bloco do governo é formado por Dilmar, Botelho, Júlio Campos (União), Sebastião Rezende (União), Beto Dois a Um (PSB), Carlos Avallone (PSDB) e Paulo Araújo (PP). Apesar de ser o maior bloco, com sete membros, continuam tendo apenas uma vaga nas comissões, sendo necessário chegar a nove para ter direito a duas vagas.

As tentativas eram cooptar Diego Guimarães (Republicanos), Nininho (PSD) e Valmir Moretto (Republicanos). E, apesar de nenhum parlamentar confirma isso publicamente, pessoas ligadas a eles e de dentro do governo confirmam a informação.

CCJR cobiçada

Por trás da decisão de adiar o prazo para a formação dos blocos está a disputa pelo controle absoluto da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e outras comissões importantes, como as de Saúde e Acompanhamento Orçamentário.

No União, há uma disputa interna pela vaga no bloco governista. Acontece que Júlio Campos - o deputado mais experiente da nova legislatura - e Sebastião Rezende (União) - o deputado mais antigo na Assembleia Legislativa - querem a única vaga do grupo na CCJR.

A CCJR é a única comissão permanente por onde passam todos os projetos legislativos na no Parlamento estadual. Lá é onde é verificada a constitucionalidade e legalidade jurídica das propostas. É também onde um projeto pode receber relatório por arquivamento, ter a tramitação acelerada ou retardada, de acordo com os interesses de quem a preside, o qual tem poder de indicar qual membro da CCJR irá relatar cada proposta.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet