Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:30:01
informe o texto

Notícias / Polícia

15/02/2023 às 10:56

Polícia Civil cumpre 32 ordens judiciais contra organização criminosa na região leste do estado

São 20 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão

Leiagora

Polícia Civil cumpre 32 ordens judiciais contra organização criminosa na região leste do estado

Foto: PJC-MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Canarana (823 km a leste de Cuiabá), deflagrou nesta semana, a Operação Stopping Power para cumprimento de 32 ordens judiciais com alvo em uma organização criminosa que atua na região leste de Mato Grosso.

As ordens judiciais, sendo 20 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão domiciliar, foram expedidas pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá. Em dois dias de operação, nove alvos tiveram mandados de prisão cumpridos.

As investigações iniciadas na Delegacia de Canarana no ano de 2021 reuniram diversas informações e elementos de provas, que resultaram na identificação de uma complexa rede criminosa que atua no município e região. Armas, munições, drogas e produtos oriundos de furtos são objetos das buscas.

Por meio de diligências, oitivas de testemunhas, vídeos e acessos a aparelhos celulares apreendidos, foi possível identificar a associação criminosa que atua com um articulado plano para monopolizar o tráfico de drogas agindo com extrema violência contra aqueles que se opõem ao propósito do grupo.

Alvos

Quatro alvos da operação estão em presídios do estado de Mato Grosso. De dentro das unidades prisionais, os investigados ordenam crimes por meio do uso de aparelhos celulares, além de participarem diretamente de suas execuções.

Mesmo presos, os criminosos transmitem ordens aos comparsas que estão fora em funções designadas pelos líderes. A forma violenta de agir contra aqueles que contrariam os propósitos do grupo foi outro fator contatado durante as investigações da Polícia Civil.

Além do efetivo da Delegacia de Canarana, a operação contou com o apoio da Delegacia Regional de Água Boa e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que deu apoio no cumprimento de mandados de prisão de duas pessoas na capital.

Os investigados encontram-se presos na Cadeia Feminina e na Penitenciária Central e segundo as investigações, de dentro das Unidades Prisionais, ordenavam violentas ações que eram executadas por faccionados na região do Araguaia.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Deuel Paixão de Santana, a operação tem como objetivos prioritários coibir a ramificação e permanência da facção na região.

“Com a operação buscamos responsabilizar os criminosos por atos de violência perpetrados principalmente nas modalidades de tráfico de drogas, roubo e extorsão, prevenção e repressão a investidas contra membros das Forças de Segurança e devolver a tranquilidade à sociedade, uma vez que integrantes do grupo criminoso têm agido de forma intimidatória para marcar território”, disse o delegado.

Nome da Operação

Stopping Power (Poder de parada) é uma resposta do aparelho estatal às ações perpetradas por uma facção que comete crimes em diversas modalidades no estado de Mato Grosso. Uma resposta da Polícia Civil que lança mão de ferramentas investigativas para frear as pretensões dos criminosos.

 
PJC
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet