Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:50:27
informe o texto

Notícias / Política

23/02/2023 às 08:02

PEC propõe ‘provão da saúde’ para medir eficiência das gestões de Estado e municípios

Proposta é de avaliação periódica, com participação dos usuários e resultado público em setor

Jardel P. Arruda

PEC propõe ‘provão da saúde’ para medir eficiência das gestões de Estado e municípios

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A eficiência na gestão da saúde pública em Mato Grosso pode passar a ser avaliada periodicamente em um “provão” que contará com a participação de quem utilizar esses serviços, tanto em nível estadual quanto municipal. 

O resultado da avaliação seria público e colocaria um ponto final na subjetividade sobre qualidade do serviço oferecido à população neste setor da administração pública, que é considerado crítico:  Seja nos municípios, com direito à intervenção determinada judicialmente na saúde de Cuiabá, seja na gestão estadual, na qual o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, é constantemente criticado pelos deputados estaduais. 

Isso é o que propõe a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2/2023, de autoria do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos). A PEC obriga Estado e municípios, nas leis que regulamentam os serviços de saúde, a prever “critérios objetivos, qualitativos e quantitativos” para medir a eficiência da administração pública na saúde.

“A regulamentação [...] deverá prever, expressamente, critérios objetivos, qualitativos e quantitativos, de eficiência na gestão dos recursos orçamentários aplicados na saúde, além de métodos de verificação periódica, a qual deverá contar com a avaliação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados”, diz trecho de parágrafo único a ser inserido na Constituição de Mato Grosso, caso a PEC seja aprovada.

Os dados obtidos através desse “provão da saúde” também deverão servir para definir formas de melhorar futuros investimentos na saúde. “Os resultados das avaliações periódicas de eficiência na gestão dos recursos orçamentários deverão ser publicados e passarão a constituir um dos critérios para definição das políticas de saúde pública”, diz outro parágrafo único da proposta.

A PEC, no entanto, não cria esses critérios. Caberá a cada administração regulamentar o “provão da saúde” através de lei. No caso do governo do Estado, o tema voltaria a ser discutido na Assembleia Legislativa, enquanto cada município teria essa discussão realizada na Câmara de Vereadores.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet