Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:03:00
informe o texto

Notícias / Judiciário

22/02/2023 às 07:40

Novas denúncias podem influenciar julgamento sobre a intervenção na saúde de Cuiabá

O julgamento está marcado para esta quinta

Kamila Arruda

Novas denúncias podem influenciar julgamento sobre a intervenção na saúde de Cuiabá

Foto: TJ-MT

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso se reúne, extraordinariamente, nesta quinta-feira (23) para julgar o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) de intervenção na Saúde da Capital. A medida pode culminar no retorno do governo do Estado no comando da Secretaria de Saúde de Cuiabá e as novas denúncias, assim como a operação que resultou na prisão do ex-secretário de Saúde, Célio Rodrigues, podem influenciar na decisão. 

O Executivo Estadual, por meio do interventor Hugo Fellipe Lima, comandou a pasta entre 28 de dezembro a 6 de janeiro passado, por determinação do desembargador Orlando Perri. De lá para cá, novas denúncias envolvendo a saúde da Capital surgiram, e podem influenciar na decisão do colegiado. Foram encontrados em um galpão próximo ao Centro de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (Cdmic), novos medicamentos com prazo de validade vencida, e ainda equipamentos cirúrgicos, respiradores e até mesmo tubos de traqueostomia.

A decisão do magistrado, contudo, foi suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), após recurso impetrado pela Prefeitura de Cuiabá, sob o comando do prefeito Emanuel Pinheiro. A Corte Superior entendeu que o pedido deveria ser apreciado pelo colegiado e não ser deferido por decisão monocrática.

Diante disso, o Ministério Público solicitou que Perri, retor do processo no Tribunal de Justiça, convocasse uma sessão extraordinária do Órgão Especial, tendo em vista a situação crítica da saúde do município.

O desembargador ouviu todas as partes do processo e deferiu o pedido do órgão fiscalizador na semana passada. Deste modo, a presidente do Judiciário de Mato Grosso, Clarice Claudino da Silva, marcou para o dia 23 a data do julgamento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet