Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:21:06
informe o texto

Notícias / Política

09/03/2023 às 08:05

Titular em quatro comissões, Jayme pede fim dos ‘palanques eleitorais’

Senador vai atuar nas comissões temáticas de Infraestrutura, Agricultura e Reforma Agrária, Assunto Sociais e Meio Ambiente

Leiagora

Titular em quatro comissões, Jayme pede fim dos ‘palanques eleitorais’

Foto: Assessoria

O senador mato-grossense Jayme Campos (União-MT) participará como titular de quatro comissões temáticas no biênio 2023-2024 do Senado Federal. Trata-se das Comissões de Infraestrutura, Agricultura e Reforma Agrária, Assunto Sociais e Meio Ambiente.

Todas foram instaladas nesta quarta-feira (8), com eleição de seus respectivos presidentes. “Nós precisamos ter muita seriedade aqui. Eu espero, sobretudo, que não seja transformada esta Comissão em palanque político”, apelou.

O congressista lembrou que o setor produtivo brasileiro “está sendo condenado por tudo aquilo que ele gera de empregos, de riqueza e de alimentos quando se fala da política alimentar, não só no Brasil, mas no mundo”. 

Para Jayme, o “setor produtivo é muito mal interpretado”. Diante disso, defende avanço na questão da infraestrutura e da logística para escoar a produção nacional. “Hoje o produtor rural é muito mais competente do que se pensa, pois produzir no Brasil é ter um custo altíssimo, muitas vezes pagando uma conta cara que não é da sua responsabilidade”, frisou.
 
Na Comissão de Infraestrutura, Campos cumprimentou o senador Confucio Moura (MDB-RO), eleito para conduzir os trabalhos pelos próximos dois anos, e sugeriu, entre as primeiras medidas, uma audiência pública para tratar das concessões aeroportuárias. Ele citou o caso de Mato Grosso, cuja empresa concessionária, “ainda não colocou um saco de cimento e muito menos um tijolo” na melhoria da infraestrutura dos terminais de Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.
 
“Por causa da pandemia, foi feito a prorrogação dos prazos para os investimentos que estavam pactuado. Venceu os prazos e nada foi feito”, disse, ao destacar que a Comissão de Infraestrutura tem “papel preponderante” para cobrar o que foi firmado nos contratos de concessão. 
 
Na instalação das comissões, coube ao senador Jayme Campos conduzir aos trabalhos que elegeu a senadora Soraya Tronickie (União-MS) para presidiar a Comissão de Agricultura. Ele também fez questão de cumprimentar a senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, enumerando vários avanços ocorridos no setor, especialmente no comércio externo das commodities agrícolas. Jayme pediu que a Comissão possa debruçar, entre outros temas, na questão da regularização fundiária e estruturação dos assentamentos.
 
Ex-presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Jayme Campos também desejou boa sorte aos eleitos Humberto Costa (PT-PE), presidente; e Mara Gabrilli (PSB-SP), vice. Segundo ele, os dois terão a missão de realçar os trabalhos da CAS, lembrando a importância da comissão que discute desde a indicação de nomes para agências reguladoras, como Anvisa e Saúde Suplementar, como o debate sobre os planos de saúde, entre outros.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet