Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:17:37
informe o texto

Notícias / Política

12/03/2023 às 11:44

Universidade da Noruega vai contribuir com MT com tecnologia de softwares

Senador Wellington diz que a agricultura será muito beneficiada

Leiagora

Quatro servidores do Instituto Federal de Mato Grosso poderão fazer estágio na Norwegian University of Life Sciences, na Noruega. Esse é mais um resultado dos termos de cooperação que vem sendo assinados pela comitiva do IFMT, Senado Federal e governo do Estado.

O estágio dos quatro servidores será de muita utilidade para a criação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada, um projeto do IFMT que tem o apoio do governo do Estado e do Senado Federal, representado pelo senador Wellington Fagundes. “Eles estarão aprendendo as mais avançadas pesquisas”, diz o senador, explicando que os resultados serão levado aos alunos do instituto. 

Norwegian University of Life Sciences é uma instituição pública de ensino superior no Sudeste da Noruega e desenvolveu, no Grupo de Robótica Agrícola, um robô autônomo chamado de “Thorvald”, além de outras tecnologias destinadas à agricultura de precisão. O grupo é liderado pelo professor Antonio Candea Leite.

As principais áreas de pesquisa do grupo, composto por cerca de 30 pesquisadores, professores e engenheiros da Faculdade de Ciências e Tecnologia (REALTEK) vão desde a semeadura de precisão autônoma até a capina e colheita. A equipe também desenvolve ferramentas e implementos agrícolas utilizados em todas as etapas da operação no campo.

Segundo o senador, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada de Mato Grosso será fundamental para desenvolver novas tecnologias aplicadas à agricultura, mas também para a indústria e serviços, atuando na inovação e novos softwares, assim como apoiar novos empreendimentos em Mato Grosso.
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet