Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
11:00:46
informe o texto

Notícias / Política

14/03/2023 às 07:12

Novo interventor terá 15 dias para apresentar ‘diagnóstico’ da saúde de Cuiabá

Mendes prefere não se antecipar sobre medidas ou prazo para dar resultado e diz que primeiro é preciso entender as causas do caos

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Novo interventor terá 15 dias para apresentar ‘diagnóstico’ da saúde de Cuiabá

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Apesar do suspense com relação ao nome do novo interventor, que terá a missão de assumir o comando da Secretaria Municipal de Saúde, o governador Mauro Mendes (União) já adiantou que o responsável terá 15 dias para elaborar um relatório sobre a situação da saúde e já com apontamentos para melhoria. O chefe do Executivo disse que é fundamental saber o que causou o colapso para poder adotar medidas que coloquem o setor de volta nos trilhos. 

“Depois de 15 dias teremos um relatório de diagnóstico e plano de ação, até lá não teremos nenhuma especulação. Vamos começar com um diagnóstico, para entender o que causou o caos. Não resolve o problema, quando não se conhece a causa. Precisa ficar claro para nós, para o MP, e para o Judiciário, o que faltou, o que ocorreu, que hoje os fornecedores estão colapsados, profissionais sem receber, faltando medicamento. Isto precisa ficar bem esclarecido para a população, mas também para tomar as medidas para consertar esses erros, equívocos, e alcançar o principal objetivo que é oferecer uma saúde melhor para população”, declarou Mendes em entrevista coletiva após ser informado da publicação do acórdão.

Mesmo que o TJ já tenha agora oficializado a decisão do Órgão  Especial, Mendes garante que o decreto sairá somente nesta terça, quando irá nomear o interventor, quem o governador garante que será um técnico, mas prefere não adiantar mais detalhes, como se será um novo procurador ou até mesmo um médico. A única confirmação é de que não será mais o procurador Hugo Fellipe Lima quem ficará à frente da intervenção

Mauro disse também que prefere não antecipar possíveis medidas ou soluções e nem dar prazo de quando uma possível melhora será sentida na saúde de Cuiabá. Segundo ele, não é possível antecipar as coisas e é preciso esperar o diagnóstico. 

Na primeira intervenção, o relatório da equipe apontou para um rombo de R$ 350 milhões na Saúde da Capital, valor que foi questionado pela própria Prefeitura. Agora, ao que tudo indica, a intervenção ocorrerá de maneira mais tranquila do que da primeira vez que contou até mesmo com aparato policial para ser realizada. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet