Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:56:58
informe o texto

Notícias / Política

14/03/2023 às 08:59

Mauro reforça garantia a produtores e defende tolerância zero a invasões de terras

Governador repetiu a garantia que já havia feito em reunião na semana passada com representantes do agronegócio mato-grossense

Eduarda Fernandes

Mauro reforça garantia a produtores e defende tolerância zero a invasões de terras

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) reforçou o discurso de tolerância zero contra invasões de terras. Em entrevista concedida à Rádio Bandeirantes na manhã desta terça-feira (14), ele repetiu a garantia que já havia dado em reunião na semana passada com representantes do agronegócio mato-grossense.

O chefe do Executivo estadual traçou uma linha do tempo ao lembrar que tal prática acontece há muitos anos no país, deu uma trégua nos últimos anos, e este ano passou a apresentar uma tendência de aumento. Mauro relacionou à ascensão do Partido dos Trabalhadores, partido de esquerda, ao poder, para em seguida ponderar que nunca viu “por parte do presidente Lula ou de alguém expressivo dentro do governo qualquer defesa nesse sentido”.

“Mas fato é que esses movimentos começaram a se reorganizar e aqui no estado de Mato Grosso nós demos um recado muito claro, muito objetivo: que nós teremos tolerância zero com esse tipo de criminalidade”, assegurou.

Leia também - Governo e representantes do agro alinham medidas de segurança para evitar confrontos

O governador ressaltou que está organizando a polícia no Estado e citou um plano estratégico com produtores rurais, traçado na reunião da semana passada, para tentar combater as invasões de terra.

Na ocasião da reunião, Mauro se posicionou a favor do produtor rural e ao direito de propriedade e condenou qualquer tipo de atividade de invasão ou atividade criminosa. “O governo terá tolerância zero com qualquer tipo de atividade de invasão, qualquer tipo de atividade criminosa. Determinei ao secretário de Segurança Pública prontamente agir para defender a integridade e a vida das pessoas. Vamos trabalhar juntos, na legalidade, com o MP, com a Justiça para defender todos aqueles que produzem. Defendemos o livre direito de reivindicar, de fazer justas reivindicações, porém sem transgredir a lei e a propriedade daqueles que o tem”, disse aos produtores.

Nesse encontro, foram definidas algumas medidas e ações que poderão evitar invasões, como a regionalização, por meio da formação de grupo de Whatzapp por região, com o objetivo de prevenir invasões, e fortalecimento do monitoramento e da vigilância.

Ainda na entrevista desta manhã, o chefe do Executivo citou a Patrulha Rural, que tem como premissa o combate à violência no campo. “Estamos organizados para poder, percebendo esse tipo de movimento, agir dentro da lei, evitar que haja a invasão e se alguma invasão ocorrer e passar as 24 horas, o proprietário vai entrar na Justiça, saindo a ordem de reintegração imediatamente nós iremos cumprir aquilo que for decidido pelo Poder Judiciário”.

Mauro comentou que proprietários rurais têm se organizado por meio de grupos de WhatsApp para trocar informações e colaborar com o serviço de inteligência da polícia, ajudando a identificar os indícios de tentativas de invasão. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet