Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:59:27
informe o texto

Notícias / Política

20/03/2023 às 18:58

Carmona apresenta primeira ações da equipe de intervenção as Comissões de Saúde da AL e Câmara

Entre os assuntos abordados está a fila de cirurgias do município

Leiagora

Carmona apresenta primeira ações da equipe de intervenção as Comissões de Saúde da AL e Câmara

Foto: Assessoria

A equipe de intervenção apresentou o saldo dos primeiros dias de trabalho a frente da saúde de Cuiabá as Comissões de Saúde da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (20).

A interventora, Danielle Carmona, que foi nomeada pelo Governo do Estado para coordenador os trabalhos, ainda tirou as dúvidas dos parlamentares estaduais e municipais.
 
Entre os assuntos abordados está a fila de cirurgias do município. Segundo dados do sistema de regulação do município, atualmente há 77 mil pacientes na fila de espera de cirurgias de urgência e emergência e 33 mil para cirurgias eletivas.
 
No entanto, a interventora destacou que, antes de o Gabinete de Intervenção definir a medida a ser tomada, como a realização de mutirões, por exemplo, vai averiguar se esses números que constam no sistema condizem com a realidade.
 
Vale ressaltar que a “prestação de contas” ocorreu de forma separada. A interventora se reuniu com os membros das Comissões de Saúde de forma separada. Primeiramente ela recebeu o grupo do Parlamento Estadual, liderado pelo deputado Paulo Araújo (PP).

Depois, ela Carmona se reuniu com a Comissão do Legislativo Cuiabano, comandada pelo vereador Wilson Kero Kero (Podemos). O presidente da Casa de Leis, vereador Chico 2000 (PL) também participou do encontro.
 
Durante a reunião com a equipe da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a interventora pontuou que a maioria dos nomeados para cargos de chefia são servidores de carreira da Saúde, incluindo todos os secretários adjuntos da pasta, o que foi elogiado pelo deputado Paulo Araújo.
 
“Priorizamos que servidores efetivos ocupassem os cargos estratégicos porque eles já conhecem a Saúde do município”, afirmou.
 
O presidente da Câmara de Cuiabá se colocou à disposição do Gabinete de Intervenção para que haja melhoria nos atendimentos de saúde. “Vamos estar à disposição para ajudar e não queremos tumultuar". 
 
Kero Kero disse reconhecer a importância dos repasses à Saúde do município, pleiteados pela Intervenção em um pedido feito na semana passada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A saúde é uma agonia sem fim. Temos que ter médicos, medicamentos e exames. E o município tem que continuar repassando o dinheiro para a Saúde”.
 
Uma reunião foi marcada para abril com a Comissão de Saúde, depois da apresentação do relatório ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, conforme o estabelecido na decisão que determinou a intervenção na Saúde de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet