Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:43:27
informe o texto

Notícias / Política

30/03/2023 às 08:55

'O combate à violência contra a mulher não é um assunto isolado e nem deve ser jogado para a plateia', ressalta secretária

Primeira-dama de MT lidera ações e campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres dentro dos órgãos públicos

Leiagora

'O combate à violência contra a mulher não é um assunto isolado e nem deve ser jogado para a plateia', ressalta secretária

Foto: Josi Dias

Para a secretária interina da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, as discussões sobre a segurança das mulheres em situação de violência de Várzea Grande precisam ser orientativas e esclarecedoras, já que o município conta com o apoio de Delegacia Especializada da Mulher e com o suporte da Delegacia com plantão 24 horas em Cuiabá. 

“Os assuntos relacionados à mulher são pautas muito sérias. O combate à violência contra a mulher é um dever de todos nós. Não é um assunto isolado e nem para ser jogado para a plateia. Se queremos fazer algo que realmente tenha resultado, precisamos unir forças”, ratificou Grasielle Bugalho.

Em 2019, quando teve início a 1ª gestão de Mauro Mendes no governo do Estado, a primeira-dama Virginia Mendes abraçou a defesa dos direitos das mulheres, que se tornou prioridade. O combate à violência doméstica e sexual em Mato Grosso é uma de suas principais bandeiras.

Atualmente, o Estado conta com atendimento da Delegacia Especializada da Mulher, presentes em oito municípios polos, sendo eles: Cuiabá, com plantão 24 horas, uma luta da primeira-dama Virginia Mendes; Várzea Grande; Rondonópolis; Cáceres; Sinop; Tangará da Serra; Primavera do Leste e Barra do Garças. 

A primeira-dama também lidera ações e campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres dentro dos órgãos públicos. E tem defendido constantemente a igualdade entre homens e mulheres e o respeito, acima de tudo.

Outro programa recentemente aprovado por lei e que passa pela construção do Termo de Referência é o SER Família Mulher, um auxílio de R$ 600 para custeio de aluguel, garantindo a mulher a segurança de se afastar do agressor. De acordo com a secretária interina da Setasc, a lei veio para encorajar as mulheres. “Muitas suportam a violência por não ter para onde ir, esse programa vai encorajar e garantir a segurança das mulheres, porque ele conta com a rede de proteção à mulher garantidos pela Lei Maria da Penha”, explicou.
 
Uma das principais iniciativas da primeira-dama do Estado foi a implantação da primeira Delegacia da Mulher 24 horas em Cuiabá, que também atende as demandas de Várzea Grande, esse é considerado um marco na luta contra a violência doméstica em Mato Grosso. “Sonho com esse projeto, conseguimos a reforma do espaço físico da delegacia, aquisição de mobiliário e equipamentos. Tudo realizado por meio de ações beneficentes de voluntários, em parceria com empresários e amigos que acreditaram no projeto”, contou Virginia Mendes.

O Plantão 24 horas já é visto como uma delegacia modelo, conforme destacou a senadora Damares Alves, a época da inauguração ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A estrutura oferece sala para atendimento psicossocial, espaço exclusivo para atendimento e registro de boletim de ocorrência, brinquedoteca e playground para as crianças que por ventura estiverem acompanhando as mulheres. A equipe também foi pensada e recebeu atenção direta por parte da primeira-dama. A delegacia conta com cinco delegadas, que atendem de maneira ininterrupta, durante 24 horas, todos os dias. 

“O objetivo é garantir atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual em um ambiente acolhedor e seguro. Essa era uma demanda urgente, pois não tinha nenhuma delegacia específica que prestasse atendimento 24 horas nos casos de violência doméstica e sexual. E isso foi uma das principais bandeiras e causas que assumi, assim que iniciamos a gestão”, disse Grasielle 

Além das delegacias estão disponíveis:

Delegacia Virtual – onde pode ser feito o pré-registro de ocorrências envolvendo violências domésticas.

O Sistema SOS Mulher MT, sistema que reúne a solicitação de medidas protetivas online, botão do pânico virtual, entre outros serviços, ferramentas importantes para auxiliar e apoiar vítimas de violência doméstica.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet