Cuiabá, domingo, 05/05/2024
18:03:34
informe o texto

Notícias / Geral

01/04/2023 às 10:10

Interventora diz que fluxo deve ser normalizado nas unidades de saúde a partir da próxima semana

Com novas contratações, além de aquisição de medicamentos e insumos, e a abertura de leitos de UTI, Danielle Carmona acredita que até mesmo o atendimento em VG, que ficou sobrecarregada, deverá ser amenizado

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Interventora diz que fluxo deve ser normalizado nas unidades de saúde a partir da próxima semana

Foto: Tchélo Figueiredo

A interventora Danielle Carmona acredita que na próxima semana as unidades de saúde de Cuiabá, tanto de atenção básica, quanto secundária, já deverão estar funcionando com 100% do efetivo. Além disso, já foram investidos R$ 5,6 milhões em medicamentos e mais R$ 4,2 milhões em insumos para suprir a falta dos itens nestas unidades da capital, o que tem sobrecarregado o sistema em cidades como Várzea Grande.

Outra medida já implantada que deve desafogar a fila de espera por UTIs foi a reabertura de leitos tanto no Hospital Municipal de Cuiabá quanto no antigo pronto-socorro. De acordo com Danielle, foram 16 leitos de UTI Pediátrica reabertos e oito de adultos. Como a capital é referência de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, com a melhora nos atendimentos e fluxo em Cuiabá, a expectativa é que o interior comece a sentir também uma diferença nas demandas. 

“A saúde como um todo estava sem medicamentos, sem insumos, com essa regularização agora as unidades vão voltando atender com sua capacidade máxima. [...] Estamos trabalhando para melhorar o acesso aos serviços, são 90 dias de intervenção, então fazer esse trabalho que estamos fazendo não é de cara que a população irá sentir. Estamos abastecendo as unidades, essa melhora para ser percebida leva tempo, mas já passaremos a ter uma cobertura de 100%, novas contratações serão feitas semana que vem, com isso, as unidades básica já cumprirá com o fluxo, e irá reduzir o número de pessoas nas unidades secundária de pronto atendimento e, com isso, será encaminhado para hospitais somente casos graves”, explicou a interventora que assumiu a saúde de Cuiabá oficialmente no dia 15 de março. 

Ainda sobre os problemas dos furos nas escalas de médicos plantonistas nas Unidade de Pronto Atendimento aos finais de semana, a interventora pontuou que existe o problema pelo fato de serem empresas terceirizadas, mas que todas foram notificadas para cumprimento do contrato. Caso não sejam cumpridos, poderão sofrer punições previstas em contratos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet