Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:13:13
informe o texto

Notícias / Política

19/04/2023 às 08:42

Abilio prevê racha entre Botelho e Mauro e disputa contra Garcia e Lúdio pela prefeitura

O deputado federal fez uma análise política dos desdobramentos que levarão até a disputa pelo Alencastro

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Abilio prevê racha entre Botelho e Mauro e disputa contra Garcia e Lúdio pela prefeitura

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O deputado federal Abilio Brunini (PL) fez uma análise de como devem se desencadear os eventos políticos pela disputa da Prefeitura de Cuiabá, até as eleições de 2024. Para o pré-candidato do Partido Liberal ao Alencastro, o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (União) deve romper com o governador Mauro Mendes (União), que deverá apoiar a candidatura do deputado federal Fabio Garcia (União). 

Apesar de o governador já ter afirmado que não irá discutir política antes das eleições, é nítido que dois candidatos do União Brasil, Botelho e Garcia, já se organizam para o pleito futuro. Frente à falta de respostas de Mauro, de acordo com Abilio, haverá uma ruptura entre o governador e o presidente da ALMT, que deverá ir para o Partido Social Democrático. Com isso, destaca a possibilidade de uma aproximação de Botelho com o ministro da agricultura Carlos Fávaro (PSD), desafeto do governador.

“Eu acho que tem um processo de ruptura do Botelho e do Mauro e uma aproximação do Botelho ao Fávaro, ao grupo do Fávaro, eu tenho reparado. O Botelho deve sair em breve do União e ir para o PSD, se o Fabio Garcia talvez criar alguma dificuldade pra ele sair do União eu acredito que vai ter um problema dentro do União e com a Assembleia, né? Então, acho que o Botelho deve conseguir essa liberação, porque o Fabio, pelo tanto que eu venho conversando, ele é pré-candidato a prefeito e o Botelho também é pré-candidato a prefeito e acredito que os dois vão disputar em partidos distintos”, analisou o deputado federal.

O parlamentar destacou ainda que acredita que o deputado estadual Lúdio Cabral deva também se candidatar à prefeitura pelo Partido dos Trabalhadores. Dessa forma, o vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa (PV) sairia do Partido Verde para ser vice de Botelho, já que no PV deveria apoiar Lúdio, por pertencerem à mesma federação partidária. Abilio avalia que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) se aproximaria então do grupo de Botelho, visto que Lúdio não teria interesse no apoio do emedebista, tanto que já criticou o deputado petista Valdir Barranco pela aproximação com Emanuel.

“O Stopa deve ir para um partido que não tenha tanta força política, e acaba saindo para compor um projeto do Botelho. Acho que pode acontecer uma aproximação do Emanuel ao Botelho, até porque eu acho que o Lúdio talvez não queira uma aproximação com Emanuel, então o grupo de Emanuel acaba com um projeto em algum lugar e dentro desse desenho, os deputados da Assembleia Legislativa, a maioria vai apoiar o Botelho, que a intenção desses deputados é tirar o Botelho da Mesa Diretora e sobrar mais espaço para distribuir cargo”, apontou Abilio.

Mesmo diante de rumores de que o presidente da Câmara de Cuiabá Chico 2000 (PL) pretende disputar a prefeitura pela sigla, Abilio disse que a situação já está decidida, de que ele também será o candidato.

“Eu, já foi batido o martelo, eu sou o próximo candidato pelo PL, sou pré-candidato a prefeito pelo PL”, finaliza.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Wilmar Nunes 19/04/2023 às 00:00

    PODE JUNTAR OS 2 , ABILIO HANG E FABIO GARCIA ...... DIFICILMENTE TIRA A PREFEITURA DE CUIABÁ DO BOTENHO.... 2024 BOTENHO GANHA NO PRIMEIRO TURNO

 
Sitevip Internet