Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:41:13
informe o texto

Notícias / Política

20/04/2023 às 11:14

Dilmar concede título de Capital Mato-grossense do Ouro à Peixoto de Azevedo

Deputado explicou que a honraria se dá pela atividade garimpeira e a contribuição para o desenvolvimento, mostrando a força do empreendedorismo gerando oportunidades

Leiagora

Dilmar concede título de Capital Mato-grossense do Ouro à Peixoto de Azevedo

Foto: Assessoria

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) presenteou o município de Peixoto de Azevedo, através do Projeto de Lei Nº 660/ 2023, com o Título Honorário de “Capital mato-grossense do Ouro de Origem Garimpeira”, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, e defendeu que o município é uma cidade que está em desenvolvimento e obtém o primeiro lugar no ranking de produção de ouro no estado.

Dilmar salientou que Peixoto de Azevedo retira, aproximadamente, uma tonelada de ouro por semestre. “Peixoto está localizado ao norte do estado e tem uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, atrai uma grande quantidade de garimpeiros em busca do tão cobiçado ouro, o garimpo é uma atividade econômica importante em todo o estado de Mato Grosso, mas em Peixoto de Azevedo o setor tem uma importância ainda maior. A cidade se tornou um centro de atração para garimpeiros de todo o país, que vêm em busca de prosperidade no garimpo do ouro”, disse Dilmar.

Dal Bosco comentou que o movimento da classe garimpeira dentro do município é intenso e que muitos chegam à cidade em busca de trabalho e acabam se estabelecendo na região, aumentando a demanda por serviços e produtos. “Com isso, o comércio local tem visto uma grande valorização dos seus gastos, impulsionando a economia da cidade, o ouro tem sido fundamental para o desenvolvimento da região, gerando empregos e renda para a população local. O setor também atraiu investimentos para a cidade, fortalecendo a economia e gerando oportunidades para pequenos e médios empreendedores”, comentou Dilmar.

Para o parlamentar, o ouro tem dado grande destaque na produção de joias e outros produtos vindos do minério que é garimpado na região. A atividade atrai turistas interessados em conhecer a produção local e adquirir peças exclusivas, gerando ainda mais oportunidades de negócios para a cidade.

“Eu sempre serei parceiro do garimpeiro, através do meu amigo, ex-Vereador Paulistinha, que sempre me apresenta as demandas, estamos buscando ainda mais políticas públicas para o setor, sem deixar de parabenizar a Cooperativa COOGAVEPE, que hoje conta com mais de 4.100 cooperados e tornou-se uma referência nacional em termos de organização, legalização, tecnificação da mineração e principalmente, consciência ambiental”, finalizou Dilmar.

Segundo dados da Metamat, o estado de Mato Grosso produz cerca de 16 toneladas de ouro por ano, e o município de Peixoto de Azevedo, é um dos grandes responsáveis por esta produção, respondendo por 95% do recolhimento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF-ouro) junto a receita federal, conforme apontou a Agencia Nacional de Mineral.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet