Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:14:33
informe o texto

Notícias / Política

20/04/2023 às 17:39

Sindicato pede saída de adjunto da Sesp por falta de diálogo

O Sindspen teve uma reunião com o secretário Roveri para tratar das demandas da entidade e apontou a falta de diálogo com a pasta

Leiagora

Sindicato pede saída de adjunto da Sesp por falta de diálogo

Foto: Assessoria

A falta de diálogo e falta de abertura para participação do sindicato na elaboração de normativas e assuntos que dizem respeito à polícia penal levou a diretoria do Sindspen-MT a pedir a saída do secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves. A solicitação foi feita diretamente ao secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Augusto Roveri. 

A entidade aproveitou para reforçar um pedido que é feito há anos, para que o cargo da SAAP seja ocupado por policiais penais, justamente para manter uma relação mais próxima e com um servidor que conheça as peculiaridades do sistema e da carreira. 

O presidente do Sindspen, Amaury Neves, destacou que o péssimo relacionamento com o Jean já se arrasta há muito tempo e tem dificultado o andamento de pautas que trazem melhorias à categoria. “O projeto de reestruturação da polícia penal, por exemplo, até hoje não temos o conhecimento deste conteúdo, é um processo que há muito tempo está parado e não conseguimos acesso, um projeto que é fundamental para a nossa categoria”, comentou o sindicalista. 

Amaury também apontou que até o momento a categoria não foi chamada para participar da construção de normativas que regem a carreira, apesar das inúmeras solicitações para ganhar espaços e poder opinar sobre os assuntos que impactam diretamente o dia a dia dos profissionais que atuam nos presídios do estado. 

O sindicalista alega ainda que a falta de participação da categoria acaba prejudicando o conteúdo da normativa, causando um retrabalho para o sindicato ao ter que mobilizar esforços para alterar equívocos que poderiam ser evitados já na elaboração da normativa. 

Falta de equipamento e estrutura 

Outro ponto trazido pelo sindicato é a falta de equipamentos de uso dos policiais penais, alguns fundamentais, como o colete balístico. “Existe a previsão de aquisição de 500 novos coletes, porém, no próximo ano, mais de 800 coletes terão sua data de validade expirada, essa aquisição não será suficiente nem para cobrir essa demanda. Precisamos de pelo menos dois mil novos coletes para suprir a nossa demanda, já temos unidades em que os servidores estão sem esse equipamento”, pontua. 

A falta de estrutura para atender os policiais penais também foi pauta na reunião, isso porque o Fórum de Cuiabá solicitou que os policiais penais não usassem as dependências do local após o horário de expediente. A Sesp então cedeu um outro espaço para que os policiais penais pudessem utilizá-lo, porém, sem estrutura adequada.

“O próprio sindicato foi quem providenciou a instalação de energia elétrica no local, e a mobília do local para que os policiais penais pudessem pernoitar no local. Agora, após essa reunião, recebemos a informação de que a pasta vai melhorar a estrutura do local”, explicou o secretário geral do Sindspen MT, Lucivaldo Vieira de Sousa.

 
Com informações do Sindspen
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rose 20/04/2023 às 00:00

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo. Obrigado.

 
Sitevip Internet