Cuiabá, domingo, 28/04/2024
22:21:02
informe o texto

Notícias / Política

24/04/2023 às 12:25

Audiência pública para debater demanda por concurso na Unemat será realizada nesta terça na ALMT

O deputado Lúdio Cabral convocou secretários e a reitora da instituição para garantir que discussão aponte soluções

Leiagora

Audiência pública para debater demanda por concurso na Unemat será realizada nesta terça na ALMT

Foto: Reprodução

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) realiza nessa terça-feira (25), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), uma audiência pública para debater a necessidade de concurso para técnicos administrativos e professores na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O último concurso da Unemat foi há 10 anos.
 
Para o debate Lúdio convocou a reitora da Unemat, Vera Lúcia de Rocha Maquea, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, e o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, para participarem da audiência. Também foram convidados os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat), Moisés Ribeiro de Oliveira, e da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Domingos Sávio da Cunha Garcia, e o promotor de Justiça Augusto Lopes dos Santos.
 
"Mato Grosso ampliou muito a arrecadação e é muito triste que a oferta de serviços públicos de qualidade não seja ampliada da mesma forma. Precisamos fortalecer a educação pública básica e superior em Mato Grosso. Por isso é importante reunir todos os envolvidos para debater a necessidade de realizar concurso da Unemat, inclusive os gestores responsáveis pela decisão de realizar o concurso", disse Lúdio.
 
Em março, o Ministério Público Estadual (MPE) acionou o governo estadual e a reitoria da Unemat para que o concurso seja realizado no prazo de 120 dias. Na justificativa do requerimento, Lúdio destacou "a ausência de docentes efetivos em alguns cursos, resultando em evidentes fragilidades institucionais e acadêmicas para tais cursos e para a própria universidade. Essa situação vem se agravando nos últimos anos com a aposentadoria de docentes que entraram nos primeiros concursos".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet