Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:38:22
informe o texto

Notícias / Política

25/04/2023 às 14:05

Falta de boa vontade empaca liberação de 6 mil título de propriedade em Cuiabá, afirma presidente do Intermat

Ele afirma que o processo para liberação desses títulos de propriedade definitiva estão parados há quase dois anos e espera que o prefeito se comova da necessidade das famílias

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Falta de boa vontade empaca liberação de 6 mil título de propriedade em Cuiabá, afirma presidente do Intermat

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

A falta de boa vontade e interesse de trabalhar pela população de Cuiabá do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem empacado a liberação de 6 mil título de propriedades definitivo há quase dois anos. Quem faz a reclamação é o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafin.

O representante do governo afirma que o processo foi protocolado em julho de 2021 e ainda aguarda a liberação da prefeitura para que essas famílias possam ser beneficiadas com o titulo das casas e com isso tenham segurança jurídica e familiar. O documento dá a posse em definitivo e regularizada do imóvel, permitindo, inclusive que essas resisdência possam ser deixadas de heranças ou vendidas, em caso de necessidade. 

“São 16 bairros só de Cuiabá para ser regularizado. Só isso passa de seis mil títulos. Em julho faz dois anos que nós estamos com esse protocolo parado na prefeitura, aguardando que o prefeito se comova da necessidade dessas famílias para que a gente possa trabalhar”, explicou.

Segundo Serafin, não existe nenhum outro município nessa situação. “Não tem nenhuma outra (prefeitura) nessa situação. Todas a que nós temos recorrido firmamos um termo de cooperação técnica entre o Intermat e as diversas prefeituras e realizamos parte desse trabalho e as prefeituras a outra parte. Isso só tende a ajudar, a acelerar, a avançar na produção de documentos a serem liberados”, comentou.

Serafim conta ainda que desde 2021 até o momento foram entregues um total de 2.500 títulos somente na capital. Na noite dessa segunda-feira (25), o Intermat entregou mais 1 mil títulos às famílias do CPA 1, que aguardavam por 40 anos a regularização do imóvel. Ele explica ainda que a documentação entregue pelo Intermat chega às mãos do morador já com todas as certidões de cartório, sem que o proprietário precise enfrentar filas ou tenha qualquer trabalho. Tudo de forma gratuita, sem intermediário.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet