Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:29:05
informe o texto

Notícias / Política

25/04/2023 às 09:22

Assis apresenta projeto para obrigar companhias aéreas a terem imagens de bagagens despachadas no check-in

A proposta é para evitar novos casos como o das brasileiras Jeanne e Katyna, que ficaram presas por 38 dias injustamente na Alemanha

Leiagora

Assis apresenta projeto para obrigar companhias aéreas a terem imagens de bagagens despachadas no check-in

Foto: Assessoria

O deputado federal Coronel Assis (União-MT) apresentou o Projeto de Lei 1.975/23, que pretende criar um mecanismo de segurança para proteção aos passageiros das companhias áreas. A proposta é para evitar novos casos como o das brasileiras Jeanne e Katyna, que ficaram presas por 38 dias injustamente na Alemanha após terem tido as etiquetas das bagagens trocadas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A proposta é que as empresas aéreas passem a efetuar o registro por foto e vídeo da bagagem a ser despachada, bem como do respectivo passageiro, para que possa ser feito o rastreamento em casos de perda, troca ou dano ao cliente.

“O episódio vexatório expôs duas brasileiras de bem a uma situação degradante e humilhante, sendo acusadas injustamente por tráfico internacional de drogas. Faz-se urgente que as companhias aéreas, em consonância com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aperfeiçoem os mecanismos de proteção ao cliente a fim de evitar que passageiros sejam prejudicados pela má gestão na qualidade da prestação de serviço, principalmente no momento do despacho de bagagem”, defende o deputado federal Coronel Assis.

No caso de Jeanne e Kátyna, elas foram presas no dia 5 de março, quando chegaram em Frankfurt, após terem tido as etiquetas das bagagens trocadas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As malas que viajaram para a Alemanha tinham cocaína e foram apreendidas pela polícia.

“Os eventos de extravio, perda, avaria e violação de bagagens nos aeroportos brasileiros é uma realidade rotineira na vida dos passageiros e que resultam em ressarcimento por dano material. Mas os mecanismos de proteção aos clientes não têm se revelado suficientes para evitar tais acontecimentos”, justifica o parlamentar.

O parlamentar avalia que além de proteger os passageiros, o novo mecanismo também resguarda as companhias, que também poderão identificar desvios funcionais de seus colaboradores, e, ainda, se livrar de possíveis indenizações por danos alegados por passageiros.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet