Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:57:58
informe o texto

Notícias / Judiciário

29/04/2023 às 11:38

Pela primeira vez, TRE/MT empossa duas mulheres na mesma gestão

Maria Aparecida Ribeiro e Serly Marcondes Alves irão atuar como presidente e vice-presidente, respectivamente, no biênio 2023-2025

Da Redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Pela primeira vez, TRE/MT empossa duas mulheres na mesma gestão

Foto: TRE/MT

Pela primeira vez na história do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), duas desembargadoras tomaram posse na mesma gestão. Nessa sexta-feira (28), Maria Aparecida Ribeiro e Serly Marcondes Alves foram empossadas como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Eleitoral, em uma cerimônia marcada pelas homenagens à carreira de ambas as magistradas e pela força da representatividade feminina.
 
As desembargadoras conduzirão a Justiça Eleitoral mato-grossense no biênio 2023/2025. Maria Aparecida Ribeiro foi escolhida para a presidência pela maioria dos juízes-membros da Corte.
 
Durante conversa com a imprensa, a nova presidente do TRE garantiu que irá continuar com o trabalho realizado pelos gestores anteriores, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e Nilza Maria Pôssas de Carvalho. Segundo Maria Aparecida, os trabalhos já devem começar na próxima terça (2), momento em que as equipes do Tribunal devem se reunir para traçar metas junto com outras entidades para conduzir as eleições municipais de 2024.
 
“Já entramos em contato, já fizemos um estudo e nós vamos trabalhar em equipe junto com o Ministério Público, com a OAB, para estabelecer metas e trabalhar para que tudo dê certo. A primeira eleição que eu fiz era mais difícil do que agora e nós conseguimos superar com êxito, então, não será agora que temos internet, veículos, estrada boa que isso vai ser problema para nós. Não vamos mudar o que dá certo, principalmente, porque o eleitor deve ter segurança naqueles que estão no TRE”, disse a presidente logo após a posse.
 
Na mesma cerimônia, a vice-presidente Serly Marcondes Aves também assumiu o cargo de corregedora regional eleitoral.
 
Natural de Santa Vitória (MG), a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro concluiu o curso de Direito em 1975, na Faculdade de Direito de Uberlândia (MG). Foi aprovada em concurso público para magistratura e empossada juíza de direito substituta em 11 de dezembro de 1985, iniciando as atividades na Comarca de Rondonópolis. Também jurisdicionou nas comarcas de Nova Xavantina, Itiquira, Várzea Grande e Cuiabá.

Exerceu a magistratura de Primeiro Grau por 27 anos e foi promovida por merecimento ao cargo de desembargadora do TJMT em 8 de outubro de 2012. Foi juíza auxiliar da Presidência e da Corregedoria do TJ, e atuou como vice-presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2021-2022, corregedora geral da Justiça no biênio 2017/2018. Exerceu a função de presidente da Comissão de Segurança de Magistrados do PJMT e é presidente da Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo. Atualmente, é responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) no âmbito do TJMT. Possui especialização em Direito Processual Civil e Mestrado em Ciência Ambiental (UNIGRAN).
 
A desembargadora Serly Marcondes Alves graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1987, ingressou na magistratura estadual por concurso público em 1990 e ascendeu ao cargo de desembargadora por merecimento, em 2013. Concluiu o MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas-FGV em 2010 e, desde 2018, é formadora de formadores pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Foi juíza auxiliar da corregedoria geral da Justiça de Mato Grosso e da presidência do TRE/MT. Exerceu o cargo de diretora geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso entre 2017 e 2018 e de presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de 2021 a 2022. É mestranda em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e atuou como juíza-membro substituta do TRE/MT no biênio 2021/2023.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet