Cuiabá, sábado, 04/05/2024
18:32:07
informe o texto

Notícias / Política

10/05/2023 às 07:33

Wilson afirma que vai provocar ANA a caçar autorização de PCHs no Rio Cuiabá

Deputado usará estudo contratado pela própria agência como argumento

Jardel P. Arruda

Wilson afirma que vai provocar ANA a caçar autorização de PCHs no Rio Cuiabá

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) afirmou que vai provocar a Agência Nacional de Águas (ANA) a levar em conta o estudo contratado pela própria autarquia, o qual desencoraja a instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCH) na Bacia do Alto Paraguai, que compreende o Pantanal de Mato Grosso, para caçar a autorização da Maturati Participação de implantar seis PCHs no Rio Cuiabá.

“O que é contraditório é como que a Maturati já conseguiu autorização da ANA. Sabe porquê? Porque, quando conseguiu, a ANA não tinha feito os estudos com a Eliseu Alves. A ANA não tinha, voava em uma noite escura, sem os aparelhos. Agora não, ele não conseguiria mais. E nós vamos provocar a ANA para caçar essa licença. ‘Como é que você deu?' 'Ah, dei, porque não tinha'. 'Mas agora você tem!'”, disse Wilson.

A informação foi anunciada na manhã dessa terça-feira (9), durante coletiva de imprensa na qual o deputado anunciou medidas para tentar impedir a proliferação de PCHs no Rio Cuiabá e nos afluentes do Pantanal, mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter declarado a inconstitucionalidade da Lei Estadual 11.865/2022, na segunda-feira (8).

Além de provocar a ANA, Wilson anunciou a criação de uma campanha popular, que já conta com adesão do cantor Almir Sater, da modelo Luiza Brunet e da atriz Cristiana Oliveira, e buscará apoio de toda sociedade mato-grossense, para pressionar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) a levar em conta os estudos técnicos contrários a implantação das PCHs ao analisar se concederá licença ambiental para a construção e funcionamento de 133 PCHs na Bacia do Alto Paraguai.

Prevê também medidas jurídicas, como uma ação popular, a ser impetrada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, pela proibição das pequenas centrais hidrelétricas no Rio Cuiabá e na Bacia do Alto Paraguai.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet