Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
06:49:42
informe o texto

Notícias / Judiciário

10/05/2023 às 08:34

MP faz acordo com município para realizar castração e conter população de cães e gatos de rua

Além disso, a prefeitura terá que promover campanha educativa contra maus-tratos e os cuidados que devem ser adotados aos animais

Alline Marques

MP faz acordo com município para realizar castração e conter população de cães e gatos de rua

Foto: Imagem Ilustrativa

Para conter a população de cães e gatos de rua no município de Colíder, o Ministério Público Estadual firmou um acordo com a prefeitura para que o Município se comprometa a realizar a castração, por meio de cirurgias ou por outro procedimento que garanta eficiência, segurança e bem-estar ao animal.  

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Município e MPE prevê ainda que a prefeitura realize a castração de, no mínimo, 200 animais ainda no ano de 2023, preferencialmente aqueles em situação de abandono e vivendo em comunidades de baixa renda, bem como promover a vacinação antirrábica.

A prefeitura também se comprometeu, no prazo de 180 dias, realizar ações contínuas que promovam a proteção, a prevenção e a punição de maus-tratos e de abandono de cães e gatos.  

Para isso, o Município deve promover campanha educativa publicitária visando conscientizar a população sobre a importância da esterilização cirúrgica para a saúde e o controle reprodutivo de cães e gatos; a necessidade de vacinação e desverminação para prevenção de zoonoses; os benefícios da adoção de animais e o caráter criminoso do abuso e dos maus-tratos contra os animais.  

Em caso de descumprimento do TAC, o Município estará sujeito ao pagamento de multa no valor de 1 mil Unidades Padrão Fiscal (UPF/MT) para cada obrigação descumprida. O que representa um total de R$ 227 mil.

Os recursos que eventualmente venham a ser pagos como multa serão destinados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente de Colíder ou a projeto ambiental devidamente cadastrado e homologado no Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público de Mato Grosso.  

Parceria com ONG

No TAC, a organização não-governamental (ONG) “Voluntários por Amor” se comprometeu a entregar, ao longo deste ano, os 200 animais ao Município de Colíder para castração, bem como a recebê-los no pós-operatório para os cuidados necessários até a efetivação da adoção responsável. 

Com informações do MPE 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet