Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:08:28
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2023 às 18:32

Edna afirma que continua a usar VIs de chefe de gabinete para custeio do mandato

Vereadora alega que não há ilegalidade, mas lei fala em indenização de gastos diretos do agente público

Da Redação - Jardel P. Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Edna afirma que continua a usar VIs de chefe de gabinete para custeio do mandato

Foto: Câmara de Cuiabá

A vereadora Edna Sampaio (PT) confirma que mantém no gabinete dela a política de juntar a verba indenizatória da chefe de gabinete com a dela mesma para custear as ações do mandato parlamentar. Para a parlamentar, apesar da lei especificar que a VI do chefe de gabinete é para compensar gastos custeados diretamente pelo agente público, não há ilegalidade em usar o recurso para dispêndios de outros servidores.

“Nós sempre fazemos isso para não misturar com nosso salário. Se misturar, na conta onde a gente recebe o salário e a gente faz as despesas da gente, a gente vai ter que fazer o escrutínio, pegar despesa por despesa, e aquela é uma conta privada da pessoa. Então, a gente precisa ter uma conta própria para isso, para facilitar os gastos com o cartão do mandato. Fica um cartão comigo, um cartão com ela, para a gente executar as despesas”, disse a vereadora, nesta quinta-feira (11).

Leia também - Procuradoria emite parecer favorável e Comissão de Ética deve investigar a vereadora Edna

A parlamentar defende o uso desse recurso por todo gabinete, apesar de a lei estabelecer como compensação ao chefe de gabinete por atividades excepcionais custeadas diretamente especificamente por aquele servidor, bem como o não recebimento de diárias, recurso para alimentação e outros auxílios.

Leia também - Vídeo | Ex-chefe de gabinete se manifesta pela 1ª vez e desmente versão de Edna sobre demissão

“O mandato tem despesas, tem atividades e as atividades do mandato não são cumpridas só pela vereadora e pela chefe de gabinete. [...] E não tem nenhum desvio, não tem nenhuma ilegalidade. Lá não está escrito que a chefe de gabinete tem que receber a verba indenizatória na conta dela e executar na conta dela. Não está escrito isso. Está dizendo no que é para gastar o recurso. Então, não houve nenhum desvio de finalidade”, alega Edna.

O que diz a lei

A lei municipal mº 6.902, de 16 de janeiro de 2023, que disciplina a VI dos chefes de gabinete na Câmara, diz o seguinte: “Chefe de Gabinete parlamentar, em compensação às despesas excepcionais custeadas diretamente pelo agente público, no exercício de suas atribuições e atividades externas, condicionadas ao cumprimento de metas definidas pelo Vereador a que está vinculado o servidor”.

A mesma lei proíbe o chefe de gabinete de receber auxílio alimentação e  auxílio transporte, diárias e passagens pela Câmara Municipal, porque a verba indenizatória é “forma compensatória às despesas inerentes às suas atividades, bem como a não percepção de diárias, adiantamentos, ajuda de custo, valores para custeio de viagens, transporte, telefone celular e outras despesas necessárias ao exercício do cargo”, como diz o texto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet