Cuiabá, domingo, 05/05/2024
11:28:08
informe o texto

Notícias / Política

07/05/2023 às 15:18

Vídeo | Ex-chefe de gabinete se manifesta pela 1ª vez e desmente versão de Edna sobre demissão

Ela também confirma, como a própria parlamentar admitiu, ter devolvido a VI pessoal e disse desconhecer a finalidade da verba

Jardel P. Arruda

Vídeo | Ex-chefe de gabinete se manifesta pela 1ª vez e desmente versão de Edna sobre demissão

Foto: Reprodução

A técnica em nutrição Laura Abreu, ex-chefe de gabinete da vereadora Edna Sampaio (PT), se posicionou pessoalmente pela primeira vez sobre duas denúncias envolvendo a parlamentar municipal do PT. A servidora gravou um vídeo que foi publicado nas redes sociais neste domingo (7).

No vídeo, ela reforça em várias ocasiões não ter sido quem procurou a imprensa para divulgar as denúncias contra a vereadora e nem ter interesse em atrapalhar o mandato de Edna. “Eu só queria viver minha vida tranquila”, disse. 

No entanto, ela confirmou a veracidade tanto spbre a devolução da verba indenizatória como chefe de gabinete para Edna Sampaio, quanto o fato que a demissão dela, enquanto grávida, não foi um acordo como alegou a vereadora.

 “Quando sai do gabinete da Edna, eu não tinha nenhum conflito com ela, não tinha nenhuma relação ruim, embora a situação foi muito complicada, foi uma situação muito difícil para mim. Não foi fácil receber a notícia da exoneração, mas eu não sai de lá brigada com a Edna”, disse Laura.

Vale lembrar que foi a própria Edna Sampaio quem afirmou que Laura recebeu uma indenização. "Ela teve problemas para seguir correspondendo à atividade como chefe de gabinete. [...] Então, nós conversamos e decidimos. Eu comuniquei a ela que era uma situação difícil de lidar e que até que ela estabelecesse a situação para poder vir trabalhar e cumprir a sua jornada, a gente iria fazer a troca. Mas sem nenhum prejuízo para ela. Eu encaminhei para o presidente da Câmara e ao RH. Depois disso, foi encaminhada a indenização dela", disse Edna, na ocasião.

Verba Indenizatória

Ela também refutou a pecha de que praticava rachadinha. Isso porque ela nunca devolveu parte do salário para a vereadora Edna Sampaio, apenas a verba indenizatória. 

Laura explica durante o vídeo que antes de assumir como chefe de gabinete, não tinha experiência na função e que não entendia bem a finalidade da verba indenizatória que caia na conta pessoal dela.

Então, como outras pessoas do gabinete explicaram para ela que se tratava de um recurso para manter os gastos do gabinete, ela devolvia para a vereadora Edna Sampaio. 

“Meu salário eu nunca devolvi para a Edna. os únicos valores que eu devolvia era a VI, que era a verba indenizatória depositada na minha conta como chefe de gabinete. Isso porque para mim esse era um dinheiro do gabinete. Eu não entendia muito a finalidade dessa verba, eu não tinha conhecimento qual era a função. Mas, desde que entrei lá, tomei conhecimento que essa verba era para isso, para manutenção dos gastos do gabinete. E apenas essa VI eu devolvi para Edna”, afirmou.

Sobre VI

A verba indenizatória dos chefes de gabinetes da Câmara Municipal de Cuiabá tem como função custear as despesas externas desses servidores de confiança, como visitas em comunidades, atividades in loco para chegar ao cumprimento das indicações dos parlamentares ou visitas em secretarias e outros órgãos da administração pública.

Esse recurso precisa de uma prestação de contas que é feita através de relatório à Secretaria de Orçamento e Finanças da própria Câmara de Vereadores.


Outro lado

Quem também se manifestou neste domingo foi a vereadora Edna Sampaio, que distribuiu o vídeo de Laura e um texto pessoal através da assessoria de imprensa. No texto, a parlamentar alega um susposto uso da ex-chefe de gabinete por terceiros.

"Sei que toda essa violência é para me intimidar ou destruir e, lamento que você seja usada de forma tão vil, sem escolha. Mas, preserve entre nós todo o carinho que construímos, para que eles não nos roubem a ternura", consta do texto.

Neste mesmo texto, Edna afirma que está sendo perseguida por ser mulher e preta. "Fazem de você a pobre mulher preta desamparada e, de mim a bruxa malvada que, voando em sua vassoura, precisa ser abatida. Para eles, mulheres não podem voar. Por isso não poupam esforços para nos fazer oponentes e nos abater mutuamente. Plantam desconfiança e ódio". 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Laura Abreu (@lauraabreu92)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet