Cuiabá, sábado, 27/04/2024
15:08:21
informe o texto

Notícias / Política

16/05/2023 às 16:51

Presidente da CPI dos Consignados quer suspender descontos durante tramitação da comissão

Jefferson Siqueira disse que bancos e sindicatos serão convocados pela CPI e quer uma solução o quanto antes, já que algumas pessoas estão tendo descontos em dobro

Paulo Henrique Fanaia

Presidente da CPI dos Consignados quer suspender descontos durante tramitação da comissão

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

Tendo em vista a urgência da demanda e a quantidade de pessoas lesadas, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar as denúncias de irregularidades nos descontos dos empréstimos consignados, vereador Jefferson Siqueira (PSD) afirmou que estuda uma forma de suspender tais descontos ainda durante a tramitação da CPI.

Durante os 120 dias de duração da comissão, Jefferson garantiu que irá notificar sindicatos e bancos para obter documentos que comprovem as irregularidades dos descontos feitos nas contas dos servidores públicos municipais.
 
De acordo com o parlamentar, serão acionados sindicatos e bancos, porque também há várias denúncias de irregularidades de cobranças abusivas e eles serão automaticamente convocados para participar da CPI. Ele aponta ainda que pretende que o processo tenha uma solução o quanto antes, porque existem pessoas que estão sendo lesadas com esse desconto, dobrado inclusive.

"De repente estudarmos uma medida de suspensão dos descontos, até porque estão chegando muitas denúncias e muita gente querendo que tenha celeridade, mas não adianta a gente ter celeridade sem termos essa moderação”, disse o presidente da comissão que ganhou o nome de “CPI dos Consignados”.
 
Na manhã desta terça-feira (16), data que marca o primeiro dia oficial da CPI, o vereadordisse que a comissão irá contar com o apoio de um núcleo jurídico para auxiliar na análise documental e na oitiva dos convocados. Embora ainda não haja data para as primeiras oitivas, os ofícios para os bancos e sindicatos já estão sendo produzidos.
 
O pedido da CPI foi apresentado na Câmara Municipal de Cuiabá no início deste mês e contou com 11 assinaturas. A medida é reflexo da denúncia realizada pela professora Rosália Ferreira, servidora aposentada do município, que acusou a Prefeitura de Cuiabá, de descontar valores referente a empréstimos consignados do salário, mas não efetuar o repasse ao banco credor.
 
Autor do requerimento que deu origem a investigação, Jefferson Siqueira é quem irá presidir os trabalhos. A relatoria ficará por conta do vereador Marcus Brito Junior (PV), enquanto que Rogério Varanda (MDB) integrará o grupo como membro titular. Os vereadores Kássio Coelho (Patriota), Luis Claudio (PP) e Sargento Joelson (PSB) foram escolhidos como suplentes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Malene Regina 16/05/2023 às 00:00

    Nós Servidores em geral solicitamos a suspensão dos descontos nas folhas até pq não estão sendo repassados aos bancos. Onde está esse dinheiro todo???

 
Sitevip Internet