Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
19:56:08
informe o texto

Notícias / Polícia

18/05/2023 às 14:40

Operação contra bando que aterrorizou Confresa chega ao fim após 38 dias

Durante a ação policial, 18 suspeitos morreram em confrontos

Eloany Nascimento

Operação contra bando que aterrorizou Confresa chega ao fim após 38 dias

Foto: reprodução

O secretário da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Augusto de Camargo Roveri, anunciou, nesta quinta-feira (18), o fim da Operação Canguçu. A força-tarefa contou com mais de 300 policiais de cinco estados na caçada aos criminosos que aterrorizaram a cidade de Confresa em abril. Durante a ação policial, 18 suspeitos foram mortos em confrontos.

Além dos suspeitos mortos durante a troca de tiros, outros cinco foram presos, sendo três detidos na região onde o bando estava escondido no Tocantins. Outros dois, que teriam ajudado na logística do crime, foram capturados em Redenção (PA).

Segundo Roveri, apesar da parte tática e operacional chegar ao fim, as investigações sobre o ataque continuam por meio de perícias e uma série de materiais que serão analisados. 

“A investigação continua, nós temos muitas pessoas envolvidas nesse crime que não vieram a óbito em confronto e que também não foram presas ainda. Então, nós vamos avançar, continuaremos com as investigações, com o trabalho de inteligência auxiliando a investigação da Polícia Civil, bem como as perícias”, afirmou.

Leia também - DNA de mortos envolvidos no ataque a Confresa será usado para identificar participação em outros mega-assaltos

Além das mortes e prisões, a Operação Canguçu resultou na apreensão de  materiais. De acordo com o Observatório de Segurança Pública, foram apreendidos 10 veículos, 26 armas, durante as buscas dos criminosos, 79 carregadores de diversos calibres, mais de 160 munições, 67 bananas de dinamite, pólvora e comandos espoletas, apetrechos diversos, 3 capacetes balísticos, 11 placas balísticas convencionais, 3 granadas, 6 placas balísticas de cerâmica, 7 capas de coletes balísticos, 1 balaclava preta, 1 cinto tático com acessórios, 21 mochilas pretas, 1 chave de algema, 2 canivetes, medicamentos diversos, aparelhos eletrônicos e 2 roteadores wi-fi.

Ataque a Confresa

No dia 9 de abril, um bando armado invadiu a cidade de Confresa para tentar assaltar a transportadora de valores Brinks. Durante a passagem pela cidade, os suspeitos atacaram a base da Polícia Militar, atearam fogo em um veículo e realizaram vários disparos de arma de fogo, onde até mesmo uma pessoa ficou ferida após ser atingida.  Os suspeitos utilizaram explosivos e armamento de guerra.

Com a tentativa de assalto frustrada, os criminosos seguiram o plano de fuga por meio de embarcação. Na zona rural de Pium, no Tocantins, eles se instalaram em uma região de mata e até mesmo se esconderam em árvores ficando no local por mais de um mês. Pelo trajeto, os bandidos fizeram vários reféns. 

Durante o período de 38 dias uma força-tarefa caçou os bandidos e durante confrontos 18 morreram e 5 foram presos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet