Cuiabá, sábado, 11/05/2024
05:59:09
informe o texto

Notícias / Política

19/05/2023 às 14:00

Enquanto eu for governador, qualquer compromisso assumido, o Estado terá o dinheiro para pagar, diz Mendes

Apesar da queda na receita e de novas ações estarem sendo seguradas, o governo vem mantendo os compromissos assumidos e buscando novos recursos como o empréstimo com Banco Mundial

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Enquanto eu for governador, qualquer compromisso assumido, o Estado terá o dinheiro para pagar, diz Mendes

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) repercutiu a questão financeira do Estado e os convênios que estão sendo segurados devido à queda na arrecadação de 6%, comparado com os quatro primeiros meses do ano passado. O chefe do Executivo disse que administra o Estado com cuidado e alegou que não será irresponsável para fazer novos compromissos sem recurso em caixa.

“Eu sempre administrei com cuidado, eu tenho uma série de obrigações já assumidas, temos centenas de obras já iniciadas, autorizada, obras rodoviárias que paralisam com a chuva e são retomadas, uma coisa que sei fazer razoavelmente é conta, e eu sei o que pode e não pode. [...] Enquanto eu for governador, qualquer compromisso assumido, o Estado terá o dinheiro para pagar o compromisso, se tem uma dúvida, a gente para, analisa e avalia as alternativas”, comentou Mendes.

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, informou que Mato Grosso teve uma queda 6% na arrecadação nesses primeiros quatro meses. A princípio, a redução estava relacionadas às leis complementares aprovadas no meio do ano passado, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que visavaM reduzir os preços dos combustíveis cortando as alíquotas do ICMS. Porém, agora o estado sofre ainda o efeito da insegurança relacionada à política nacional. Com isso, houve uma retração nos investimentos que acabou impactando as contas do Estado. 

Apesar disso, o estado tem mantido os compromissos já assumidos e vem buscando recursos de fora para garantir o investimento, como no caso do empréstimo que será realizado com o Banco Mundial de US$ 180 milhões, que levarão verbas para as áreas da Educação e da agricultura familiar.  

“Este é um dinheiro que é exclusivamente para agricultura familiar e educação, e não é só dinheiro tem ali algo muito importante para nós que o Banco Mundial aporta, que é uma assessoria técnica, conhecimento de projetos que dão certo não só de lugares no Brasil mas também do mundo”, comentou Mendes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet