Cuiabá, sábado, 04/05/2024
14:40:54
informe o texto

Notícias / Política

20/05/2023 às 14:02

​Mendes alega que Santa Casa está 10 vezes melhor que antes e que apontamentos são 'probleminhas'

O governador garante que existem muitas coisas boas acontecendo e comenta sobre as vidas que estão sendo salvas e ainda as cirurgias realizadas

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Luíza Vieira

​Mendes alega que Santa Casa está 10 vezes melhor que antes e que apontamentos são 'probleminhas'

Foto: Luíza Vieira / Leiagora

O governador Mauro Mendes (União) afirma que ainda não tomou conhecimento do relatório referente à Santa Casa, que apontou além das deficiências estruturantes do prédio, também uma queda significativa nos atendimentos. O chefe do Executivo alega que a estrutura do hospital estadual é “10 vezes melhor” de quando o governo assumiu a gestão da unidade, que antes tinha caráter filantrópico e era mantido com repasses da Prefeitura de Cuiabá. 

Para Mendes, as questões apresentadas tratam-se de “probleminhas” e, em contrapartida, ele destaca que tem muita coisa boa acontecendo. “Eu não vi o relatório, mas a Santa Casa é um prédio de quase 200 anos que fechou porque a prefeitura gerenciava e não deu conta. O Estado reabriu e hoje está 10 vezes melhor do que quando entramos lá com relação à qualidade da estrutura. Agora, eu ouvi dizer que não fala sobre saúde, são problemas de infraestrutura. E quantas vidas estão salvando e quantas cirurgias estão sendo realizadas, são probleminhas que sempre vão ter. Tem tanta coisa boa acontecendo que só tem 'probleminhas' aparecendo. Que bom”, afirmou Mendes durante entrevista na manhã deste sábado (20), enquanto fazia uma vistoria nas obras do Hospital Central, previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2024.

Ainda questionado sobre o que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) teria apontado sobre a “ineficiência” da Santa Casa, Mendes preferiu não polemizar e disse que não se pode levar a sério o que o emedebista fala. “Lamentavelmente, o que ele fala está distante da realidade e como governador não posso perder meu tempo com isso”, finalizou. 

Nesta semana, a Comissão de Saúde da Assembleia apresentou um relatório referente à situação da Santa Casa. O grupo de parlamentares realizou uma visita no hospital em março e desde então a equipe técnica se debruçou na elaboração de um relatório que também realizou um levantamento junto a dados do DATASUS que apontam para uma redução de 46% no atendimento desde que o Estado assumiu. 

De acordo com os dados apresentados pela comissão, os atendimentos na Santa Casa de Misericórdia caíram de 13.855 procedimentos sob a administração de uma associação filantrópica para 7.427 após a administração ter passado ao governo do Estado, se comparado o mesmo período.

​Vale destacar que estes dados levam em consideração o período da covid-19, quando a Santa Casa se tornou hospital referência no atendimento, mas por outro lado, boa parte dos demais procedimentos, como a realização de cirurgias ficaram suspensas. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet