Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:35:38
informe o texto

Notícias / Política

21/05/2023 às 13:15

Garcia vê como legítima pré-candidatura de Diego à Prefeitura de Cuiabá

Essa não seria a primeira vez que o governador Mendes e Pivetta apoiam nomes diferentes numa corrida eleitoral

Luíza Vieira

Garcia vê como legítima pré-candidatura de Diego à Prefeitura de Cuiabá

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O deputado federal Fabio Garcia (União) - cotado para disputar a Prefeitura de Cuiabá com apoio do governador Mauro Mendes - avalia ser legítima a posição do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) em lançar o nome do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) como candidato à disputa pela prefeitura em 2024. Essa não seria a primeira vez que Mauro e Pivetta apoiam nomes diferentes numa corrida eleitoral.

Em 2020, por exemplo, na eleição suplementar ao Senado, Pivetta apoiou a Coronel Fernanda, enquanto Mauro ficou do lado de Carlos Fávaro. Essa poderia ser, inclusive, uma estratégia de ambos para ampliar o retorno político desses apoios em eleições futuras.

Ao que cabe a Garcia e ao União Brasil, o parlamentar argumenta que dentro de seu grupo político o objetivo é buscar um entendimento, definição que pode se arrastar até o ano eleitoral que se aproxima.

“Legítima, todos os partidos que têm quadros qualificados, obviamente vão colocar seus quadros à disposição para poder ser uma alternativa para disputar a prefeitura do ano que vem”, comentou o deputado sobre a pré-candidatura de Guimarães.

Apesar das esquivas quanto à possibilidade de ele mesmo disputar as eleições pela prefeitura, é de conhecimento público que Garcia enfrenta uma disputa dentro da própria sigla: ele e o deputado estadual  Eduardo Botelho (União) competem pela vaga de candidato a prefeito e Fábio tende a sair favorito por ter mais proximidade com o governador Mauro Mendes (União), atual presidente estadual do partido.

No âmbito geral, a chegada de Diego Guimarães movimenta o jogo, mas não deve criar contratempos entre aqueles que comandam a máquina estadual atualmente, Mendes e Pivetta. Além disso, até 2024 muitas mudanças podem ocorrer neste cenário, inclusive com a troca desses que hoje são cotados como pré-candidatos.

Apesar de não entrar na disputa pelo favoritismo de Mauro e compor uma ala quase paralela a este grupo, Diego carrega como trunfo a boa aceitação na cuiabania, já que foi o vereador mais bem votado em 2020, com 4.179 votos, e conquistou uma cadeira na Assembleia também com 25.907 votos
.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet