Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
18:13:01
informe o texto

Notícias / Judiciário

22/05/2023 às 09:01

Chefe do MP pede ao TJ que intervenção seja prorrogada por mais 90 dias

Procurador-Geral de Justiça entende que o prazo inicialmente concedido para a execução da intervenção na saúde, “é absolutamente insuficiente"

Eduarda Fernandes

Chefe do MP pede ao TJ que intervenção seja prorrogada por mais 90 dias

Foto: Gabriella Arantes / Leiagora

O Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, pediu ao Tribunal de Justiça que seja prorrogado por mais 90 dias o período de intervenção estadual na Saúde de Cuiabá. O pedido foi juntado ao processo na manhã desta segunda-feira (22).

A intervenção foi autorizada pelo TJMT em 9 de março deste ano, mas a equipe estadual só adentrou a secretaria no dia 15. Assim que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, o MP indagou à interventora Danielle Carmona se o prazo inicial, de 90 dias, seria suficiente para os trabalhos e se havia necessidade de prorrogação. 

Ela respondeu com um cronograma de medidas e os respectivos prazos estimados para a sua consecução. Os prazos mais longos chegam a até dezembro deste ano.

Dentre as medidas elencadas estão a confecção e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentária e da Lei Orçamentária Anual de 2024, a nomeação de servidores efetivos, a regularização do adicional de insalubridade, a redução de dívidas avaliadas em mais de R$ 500 milhões, redução da fila de espera por exames e consultas especializadas e regularização de estoque de medicamentos

Diante disso, o Procurador-Geral de Justiça entende que o prazo de 90 dias, inicialmente concedido para a execução da intervenção na saúde, “é absolutamente insuficiente para a adoção das medidas complementares que se afiguram essenciais para a plena garantia dos princípios vulnerados, reconhecidos por este e. Tribunal de Justiça”.

Deosdete requereu que antes de o pedido se decidido, seja ouvido o Tribunal de Contas do Estado, “que tem desempenhado função essencial de acompanhamento e fiscalização dos atos da intervenção na saúde da capital”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet