Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
20:58:04
informe o texto

Notícias / Política

30/05/2023 às 17:41

Após peregrinação no STF, Mendes sai confiante sobre construção de Ferrogrão

O chefe do Executivo Estadual acredita que todos os magistrados compreenderam a importância dessa obra para Mato Grosso e para a economia do país

Da Redação - Kamila Arruda / De Brasília - Ângelo Nascimento

Após peregrinação no STF, Mendes sai confiante sobre construção de Ferrogrão

Foto: Secom-MT

Após se reunir com ministros na tarde desta terça-feira (30), o governador Mauro Mendes (União) afirma que está confiante em uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação a construção da Ferrogrão.

O chefe do Executivo Estadual acredita que todos os magistrados compreendem a importância dessa obra para Mato Grosso e para a economia do país como um todo.

“Percebo que todos compreendem a dimensão e a importância que esse fato tem e, ao compreender isso, estamos bastante confiantes que, como ministros do Supremo Tribunal Federal, eles vão votar com o Brasil e com o meio ambiente”, disse.

Mendes cumpriu agenda em Brasília na tarde desta terça (30), onde se reuniu com quatro ministros do STF: Dias Toffoli, Gilmar Mendes, André Mendonça e Luiz Fux.

O governador estava acompanhado dos deputados federais Amália Barros (PL) e Abílio Brunini (PL) e da senadora em exercício Margareth Buzetti (PSD), bem como os deputados estaduais Nininho (PSD) e Reck Júnior (PSD) e os secretários da Casa Civil, Mauro Carvalho, e do escritório de representação de Mato Grosso em Brasília, Leonardo Albuquerque.

“Primeiro, chamamos a atenção para a magnitude e a importância dessa decisão. O Brasil, historicamente, cometeu muitos equívocos no seu processo de desenvolvimento e, talvez por isso, nós não somos aquilo que sempre sonhamos que seríamos. O Brasil continua sendo o país do futuro e esse futuro não chega, por equívocos históricos tomados”, respondeu Mendes ao Leiagora, citando a importância da implantação da rodovia para o setor produtivo e, consequentemente, para a economia.

Nesse sentido, ele afirma que o agronegócio “precisa ser olhado com mais carinho”. “A ferrovia que está em pauta agora é ambientalmente muito mais correta do que ter milhares de caminhões queimando o pneu, emitindo carbono. Então, se alguém quer falar em sustentabilidade, perde toda a credibilidade quando se coloca contra uma ferrovia que vai diminuir milhões de toneladas de emissão [de gases] por ano no transporte que nós já fazemos hoje. São esses aspectos que nós queremos mostrar aos ministros, para a magnitude e para a abrangência dessa decisão”, completou.

A visita de Mendes aos ministros, às vésperas do julgamento da ação de inconstitucionalidade da lei que permite a construção da Ferrogrão, se deve ao posicionamento da Advocacia Geral da União (AGU) que, na semana passada, atendeu a um pedido formulado pelo Ministério dos Povos Indígenas e alterou seu parecer, se colocando contra a Ferrovia.

O documento enviado na sexta-feira (26) à Corte será analisado durante o julgamento que está marcado para esta quarta-feira (31).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet